Prefeito ressalta investimento de mais de R$ 67 mi em esporte durante defesa do dossiê da candidatura de Manaus à ‘Cidade Sul-Americana do Desporto’

25/10/2023 22h07

#paratodosverem – Prefeito David Almeida e comitiva europeia, de pé, discursando para o público

O prefeito de Manaus, David Almeida, participou, nesta quarta-feira, 25/10, da solenidade de defesa do dossiê da candidatura da capital amazonense no processo para tornar-se a “Cidade Sul-Americana do Desporto”. No evento, realizado na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, representantes da comitiva europeia avaliaram o andamento dos projetos esportivos oferecidos em Manaus.

Na ocasião, o chefe do Executivo municipal ressaltou que Manaus é uma cidade que investe no esporte, e que acredita no desporto como uma ferramenta para a transformação da sociedade.

“Ontem, nós tivemos a inauguração da primeira etapa de um parque com ciclovias, campos, áreas de lazer, de esporte, onde estamos investindo naquela primeira etapa, R$ 53 milhões. Espaço que vai ficar para a prática de esporte e lazer na comunidade. Estamos construindo uma ciclovia de 3,6 quilômetros com um investimento de R$ 4 milhões. Estamos recuperando também o complexo da minivila olímpica do bairro Santo Etelvina, com piscina, campos, quadras, áreas de esporte, com o investimento de R$ 2,5 milhões. São obras que irão transformar a realidade da população”, disse o prefeito.

Ainda segundo David Almeida, em diferentes zonas da cidade, a prefeitura de Manaus avança no objetivo de ampliar as áreas de lazer e o acesso ao esporte à população.

“Amanhã, nós vamos entregar um campo de futebol com equipamento de administração, irrigação, gramado, com investimento de R$ 1,9 milhão. Nós entregamos lá no mutirão o complexo esportivo do campo do coração, com mais R$ 1 milhão investido, estamos construindo também um espaço que vai ser a Casa do Voleibol, com uma área de esporte completa que está nos custando R$ 3 milhões. Nós fizemos a ciclovia do Colônia Antônio Aleixo, de quase 4 quilômetros de extensão, que nos custou algo em torno de R$ 2,1 milhões. Outros investimentos, por exemplo, como a reforma da sede do Clube de Remo, na Ponta Negra, no valor de R$ 300 mil. Os eventos patrocinados pela Secretaria de Educação, como a Copa Zico, também são investimentos no esporte”, completou Almeida.

Chancelado pelo Parlamento Europeu e pela Unesco, o prêmio é concedido pela Aces Europe a municípios que se destacam pela excelência em seus programas, projetos, eventos e planejamentos voltados para o incentivo às práticas esportivas, como ação democrática competitiva e também de saúde e cidadania.

Durante o evento, o diretor-presidente da Fundação Manaus Esporte (FME), Alexandre Maciel, destacou que a atual administração municipal vem promovendo avanços na capital amazonense, com o lançamento de novos programas, assim como o aprimoramento das ações já existentes.

“Nós temos visto Manaus crescer a cada dia e isso também se aplica na parte do esporte. Nós temos um projeto chamado Manaus Esportiva, que atua dentro dos nossos centros de esporte e lazer e também nos espaços esportivos espalhados na cidade, que atende crianças, adultos, o jovem, a terceira idade, os PcDs. Temos áreas para o patins, o skate, a caminhada, o ciclismo, a corrida, áreas de lazer em diferentes zonas da cidade e queremos ampliar isso”, pontuou o diretor-presidente.

Caso Manaus obtenha uma nota acima de oito a partir dessa visita, já se credencia a ser apresentada como candidata à “Cidade Sul-Americana do Desporto”, em Bruxelas, na Bélgica, no mês de dezembro deste ano, juntamente com as demais 56 cidades de países europeus, asiáticos e africanos.

O cronograma de visitas do comitê segue até a próxima sexta-feira, 27, e vai passar por pontos como Vila Olímpica, parque Amazonino Mendes, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a faixa liberada da Ponta Negra, entre outros locais com áreas desportivas.

Texto – Beathriz Torres / Semcom e Divulgação/ FME

Fotos – Dhyeizo Lemos e Clóvis Miranda / Semcom