Prefeitura de Manaus participa de ‘Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento’, em Londrina

18/10/2023 11h07

A Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), participa do 6º Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede), que será realizado nos dias 26 e 27 de outubro, na cidade de Londrina (PR), a convite da Prefeitura Municipal de Londrina, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL).

O encontro conta o apoio institucional do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ), Agência Alemã de Cooperação Internacional, com o projeto Cidade Presente (DUS) e da plataforma ReDUS (Rede para o Desenvolvimento Urbano Sustentável).

O evento dá sequência aos trabalhos da InRede, iniciados, em maio, com os representantes de municípios de todas as regiões do Brasil, com foco no desenvolvimento e planejamento urbano integrados e sustentáveis, buscando fortalecer os membros e alinhar objetivos da Agenda 2030, da ONU.

O Implurb, de Manaus, foi eleito para a vice-presidência do grupo de institutos. Para o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, o encontro tem como meta ampliar as ações de integração e cooperação entre as entidades de planejamento e cidades. “Esse trabalho vai permitir que tenhamos mais projetos e programas em colaboração para aumentar o patamar da representatividade de planejamento urbano em todo o Brasil”, completou.

O IPPUL está comemorando 30 anos e, dentro do encontro, vai promover, ainda, o workshop “Reabilitação de áreas centrais”, no dia 26.

Parcerias

O fortalecimento de estratégias em prol do desenvolvimento inclusivo e sustentável é uma das principais frentes de atuação da InRede, que conta com parceiros estratégicos para auxiliar a fomentar a localização das agendas globais em nível municipal. Desde o primeiro encontro da iniciativa, o ONU-Habitat e a GIZ estão nesta missão.

Texto – Claudia do Valle/Implurb

Fotos – Divulgação/Implurb