Prefeitura de Manaus irá incorporar Protocolo Pediasuit na reabilitação de crianças

13/10/2022 15h41

A Prefeitura de Manaus irá incorporar o Protocolo Pediasuit nos serviços ofertados pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER II) Prof. Rolls Gracie, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a partir de novembro deste ano. O Pediasuit é uma terapia intensiva e inovadora voltada para reabilitação de crianças a partir de 2 anos de idade com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

O procedimento é indicado para pacientes com distúrbios neurológicos, atrasos de desenvolvimento, lesões cerebrais traumáticas, autismo, síndrome de down, e outras condições, que afetam as funções motoras e cognitivas, conforme explica a chefe da Divisão de Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Semsa, Carla Aldaba.

“Os nossos fisioterapeutas vão ter mais essa opção de conduta terapêutica para incrementar no tratamento dos pacientes atendidos no CER II. Lembrando que os atendimentos no CER são regulados via Sisreg, a partir do encaminhamento obtido em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), após avaliação com clínico geral”, informa a chefe da Divisão.

Carla explica que o Pediasuit é uma terapia que utiliza uma estrutura metálica, denominada “gaiola de habilidades”, com vestes especiais e cordas elásticas, também indicada para pessoas adultas com problemas neurológicos. “O objetivo dessa ferramenta é criar uma unidade de suporte para alinhar o corpo o mais próximo do fisiológico, restabelecendo o correto alinhamento postural e da descarga de peso, que são fundamentais na adequação do tônus muscular e na função sensorial”, complementa.

Capacitação

Entre os dias 18 e 21/10, a Semsa promoverá o curso básico de formação do Protocolo Pediasuit para qualificar 15 profissionais do CER II, serviço que compõe a rede de cuidados à Pessoa com Deficiência do município. Já na primeira semana de novembro, o tratamento poderá ser incluído na reabilitação dos pacientes.

Carla informa que o curso será ministrado pela renomada professora Maria Fernanda Eichenberger Romani, do Instituto Leonardo Oliveira (ILO), e chancelado pela Associação dos Provedores do Protocolo Pediasuit (Abrapppe). O ILO é desenvolvedor do Protocolo Pediasuit, utilizado com êxito no Brasil e em países como Estados Unidos, Portugal, Espanha, Chile, Argentina, dentre outros, qualificando profissionais na área de reabilitação neurológica.

O curso será realizado na modalidade de imersão (atividades teórico-práticas), em período integral, no horário das 8h às 17h, dividido em quatro módulos contínuos de 8h cada, totalizando 32 horas de capacitação no Centro Especializado em Reabilitação (CER II) Prof. Rolls Gracie, localizado na rua Teresina, nº 99, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

Texto – Victor Cruz / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa