Prefeitura de Manaus participa de seminário de qualificação das ações de vigilância sanitária em Brasília

17/10/2023 13h26

A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Prefeitura de Manaus, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), participa, nesta terça-feira, 17/10, do primeiro dia de atividades do Seminário Final do Projeto Integravisa 3, em Brasília (DF). O evento reúne órgãos de vigilância sanitária em todo o país, para uma etapa final de discussões e orientações sobre a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) em seus processos de trabalho.

A Visa Manaus é a primeira vigilância do Estado do Amazonas a aderir ao projeto de implantação do SGQ, iniciativa coordenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (Haoc), instituição de São Paulo escolhida para oferecer consultoria na implantação do sistema.

Ao longo de três dias, o evento, que se estende até a quinta-feira, 19/10, realiza uma programação que reúne discussões, trocas de experiências e apresentações dos representantes da Anvisa, do Haoc e de vigilâncias sanitárias participantes da etapa atual e de ciclos anteriores de implantação do SGQ.

“Ressaltamos o apoio incondicional do prefeito David Almeida aos nossos esforços em busca da qualidade. Temos recebido todo o suporte e incentivo a esse trabalho, que envolveu a criação de uma estrutura especial dentro da Visa Manaus, além de muito estudo e trabalho árduo. O prefeito David entende e valoriza o conceito de Gestão da Qualidade, e a sua importância para o trabalho da Vigilância Sanitária municipal, que irá oferecer um serviço bem mais eficaz e resolutivo a todos os cidadãos”, afirma o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.

A chefe do Núcleo de Gestão da Qualidade (NUGQ), da Visa Manaus, Milena di Castro, por sua vez, destaca a oportunidade para dialogar com outras vigilâncias e conhecer experiências que podem ajudar no trabalho realizado na capital amazonense.

“A vinda da equipe a Brasília, representando a Prefeitura de Manaus, é essencial para buscar cada vez mais capacitação e trocar experiências com Visas de diversas regiões do Brasil, de que forma podemos aprimorar o SGQ na Visa Manaus, sempre buscando o melhoramento contínuo dos processos. É um empreendimento desafiador, sem dúvida, mas, com o apoio da Prefeitura de Manaus, da Anvisa e do Haoc, a gente vai conseguir fazer o melhor, para que a Visa Manaus alcance a certificação de qualidade para toda a sua estrutura de trabalho”, explica.

Sistema de Gestão da Qualidade

O Sistema de Gestão da Qualidade é um conjunto de práticas de gestão, destinado a reformular totalmente os processos de trabalho do órgão ou empresa onde é implantado, para torná-los mais eficientes, integrados, transparentes, resolutivos e atentos às necessidades do seu público-alvo – no caso da Visa Manaus, à população da capital amazonense.

O trabalho de estudo e adoção das práticas do SGQ vem acontecendo desde junho do ano passado, com a criação do Núcleo de Gestão da Qualidade e a formação de um grupo de trabalho, envolvendo gerentes e servidores em todas as áreas da Visa Manaus.

Além das reuniões semanais do grupo de trabalho, a Visa participa de encontros periódicos, presenciais e a distância, com representantes da Anvisa e do Haoc. Com o fim da consultoria, que se encerra neste ano, a Visa Manaus irá dar continuidade ao processo, buscando a inovação e a qualificação constante do serviço entregue à população.

Texto – Renildo Rodrigues/Semsa

Fotos – Alberto Ruy/Haoc