Prefeitura destaca o trabalho desenvolvido nas áreas habitacionais e fundiárias na Câmara Municipal

07/08/2023 13h21

Em sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus, na manhã desta segunda-feira, 7/8, a prefeitura destacou os trabalhos realizados e planejados nas áreas habitacional e fundiária, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf).

Recém-criada na gestão do prefeito David Almeida, a pasta é ocupada pelo secretário Jesus Alves. Em seu discurso no plenário da Câmara, na manhã de hoje, ele destacou que a prefeitura está checando diversos terrenos espalhados pela capital, que poderão receber projetos no âmbito do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

“A nossa ideia é fazer e entregar loteamentos adequados com a infraestrutura necessária. Existem muitas pessoas que precisam. E o nosso papel é agraciar aqueles que precisam”, ressaltou Jesus Alves.

De acordo com o secretário, todos os locais em análise para abrigar programas de moradia social, em Manaus, integram a área urbana do município e, com isso, dispõem de pleno acesso aos serviços públicos básicos, como saúde, educação e transporte, para atender futuros moradores.

O secretário também destacou a importância da cooperação entre os governos federal, estadual e municipal para fortalecer, de forma rápida e eficaz, a política habitacional e fundiária da cidade.

“Todos os agentes, todos os entes, precisam dar as mãos em busca de solução para essas áreas. Não se consegue resolver essas questões  de imediato, mas se não dermos o primeiro passo, o segundo passo não será feito”, disse.

Ao receber cumprimentos e responder questionamentos dos vereadores, Jesus Alves enfatizou que a Prefeitura de Manaus, via Semhaf, está aberta para ouvir as demandas do Poder Legislativo municipal, que visam contribuir para o fortalecimento dessas pautas em Manaus.

Semhaf

A Semhaf foi criada por meio da Lei nº 3.065, de junho de 2023. Entre as atribuições da pasta, estão planejar, formular e implementar a política habitacional e fundiária do município; elaborar e administrar estratégias de intervenção urbanística com vista ao desenvolvimento de programas habitacionais na cidade; gerir o patrimônio fundiário municipal e o Fundo Municipal de Habitação.

Texto – Tiago Auzier/Semhaf

Fotos – Michell Mello/Semhaf