Concultura realiza Circuito de Palestras ‘História da Arte’

Por Prefeitura de Manaus

20/05/2019 12h03

Icone audio

Com o intuito de proporcionar ao público uma viagem pela história de movimentos artísticos, o Conselho Municipal de Cultura (Concultura), com o apoio da Prefeitura de Manaus, realiza, de 20 a 24/5, o Circuito de Palestras “História da Arte”. Os encontros estão marcados para acontecer em diversos locais, nas zonas Sul, Centro-Sul e Leste da cidade. A entrada é gratuita.

 

Concultura realiza Circuito de Palestras ‘História da Arte’

 

Segundo o presidente do Concultura, o escritor Márcio Souza, a atividade propõe levar conhecimento ao público, convidando-os para debater sobre os assuntos relacionados.

 

“Ano passado discutimos com o povo o conceito do que é ser manauara, com a ideia de fazer com que eles tivessem a sensação de pertencer a este lugar e da cidade pertencer a eles, e foi um sucesso. Este ano, a intenção do Circuito de Palestras é mostrar que a arte evolui e vai muito além do figurativismo que muitos conhecem. Tentar mostrar que houve uma evolução da arte, que já se inventou pontos de fuga, perspectivas”, ressaltou Márcio.

 

Circuito de Palestras

Os palestrantes convidados para os quatro dias irão explanar o tema principal do circuito, a “História da Arte”. A especialista em Metodologia de Ensino das Artes, Karen Cordeiro, e Lorena Machado,  graduada em Artes Visuais, irão abrir o circuito nesta segunda-feira, 20/5, às 19h, no Les Artistes Café Teatro, no Centro Histórico da capital.

 

Segundo Karen Cordeiro, as palestras estarão divididas em dois blocos: no primeiro, será feita uma introdução aos períodos artísticos reconhecidos ao longo da história. Já no segundo bloco, as palestrantes apresentarão a produção artística local, fazendo um panorama que contemplará registros da pré-história, os retratos da região Amazônica feitos pelos viajantes no século XIX, e algumas obras do período da borracha, Clube da Madrugada e da produção cultural da década de 1980 em Manaus.

 

Na terça-feira, 21/5, será a vez da palestra da professora e doutora em História Cultural pela Universidade do Porto, Luciane Páscoa. O encontro acontecerá às 19h, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, situada na rua Inocêncio de Araújo, nº 44, Educandos.

 

Já na quarta-feira, 22/5, o professor e doutor em Ciências Musicais Históricas pela Universidade de Coimbra, Márcio Páscoa, ministrará a palestra no Centro de Artes Aníbal Beça, situada na rua J, s/nº, São José Operário.

 

Na quinta-feira, 23/5, às 19h, o encontro acontecerá na escola estadual Cacilda Braule Pinto, localizada na rua São Pedro, s/nº, Coroado II, novamente com a professora Luciane Páscoa, e, encerrando o circuito de palestras, às 19h, Karen Cordeiro e Lorena Machado retornam à programação, desta vez na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, situada na rua Inocêncio de Araújo, nº 44, Educandos.

 

Programação

20/5 (segunda) – 19 às 21h

Palestrante: Karen Cordeiro, especialista em Metodologia de Ensino das Artes e Lorena Machado, graduada em Artes Visuais

Onde: Les Artistes Café Teatro – avenida Sete de Setembro, nº 377, Centro

 

21/5 (terça) – 19 às 21h

Palestrante: Luciane Páscoa, doutora em História e pesquisadora

Onde: Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – rua Inocêncio de Araújo, nº 44, Educandos

 

22/5 (quarta) – 19 às 21h

Palestrante: Márcio Páscoa, doutor em Ciências Musicais

Onde: Centro de Artes Aníbal Beça – rua J, s/nº, São José Operário

 

23/5 (quinta) – 19 às 21h

Palestrante: Luciane Páscoa, doutora em História e pesquisadora

Onde: Escola Estadual Cacilda Braule Pinto – rua São Pedro, s/nº, Coroado II

 

24/5 (sexta) – 19 às 21h

Palestrante: Karen Cordeiro, especialista em Metodologia de Ensino das Artes e Lorena Machado, graduada em Artes Visuais

Onde: Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – rua Inocêncio de Araújo, nº 44, Educandos

 

Texto: Jéssica Rebello / Manauscult

Fotos: Leonardo Leão / Manauscult

Disponíveis emhttps://flic.kr/s/aHsmxTouR1