Prefeitura faz balanço do mapa da cultura de Manaus e traça metas para atingir todas as zonas da cidade

Por Prefeitura de Manaus

03/04/2024 13h17

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), elaborou o mapa da cultura com base no cadastro de artistas e iniciativas de fomento realizado no período entre 2022 e 2023, visando a difusão da cena cultural a partir de eventos e projetos da gestão municipal.

No balanço, a Manauscult divulga que o mapeamento abrange as seis zonas da cidade, e o gestor da Manauscult, Reginei Rodrigues, ratifica que o Executivo municipal tem traçado metas para descentralizar a concentração de artistas em Manaus e impulsionar a cadeia da cultura com ampla divulgação.

“Segundo levantamentos antigos, nós verificamos que havia uma concentração muito forte de artistas na área central de Manaus. Na gestão do prefeito David Almeida, nós criamos estratégias para descentralizar esse mapeamento e conseguimos alcançar todas as zonas da cidade e, dessa forma, a prefeitura vai realizar a difusão cultural em maior escala e atingir toda a cidade a partir dos nossos eventos e outros projetos”, explica Rodrigues.

Mapa da cultura

A equipe técnica da Manauscult realizou o mapeamento cultural da cidade a partir dos editais de fomento à cultura e do Cadastro de Artistas, divididos entre os segmentos culturais, bairros e considerando as pessoas físicas e jurídicas, com destaque para o bairro Cidade Nova com o maior número de inscritos.

Os inscritos como pessoa física tiveram os seguintes números: três em arquivos e museus; 11 em arte digital; dez em artes performáticas; 186 em artes visuais; 27 em artesanato; 35 para o circo; sete em cultura afro-brasileira; dois da cultura indígena; 26 da cultura popular; 98 da dança; cinco do design; 23 da fotografia; 31 abrangendo literatura, livro e leitura; cinco da moda; 672 da música; 24 como produtores técnicos; 173 do teatro; 24 como trabalhadores da economia criativa; cem abrangendo outros ramos da cultura; totalizando 1.462 inscritos no cadastro.

Para pessoa jurídica, os números de inscritos foram: 18 em audiovisual; seis em artes visuais; seis em artesanato; um como backstage; dois como capoeira; três em Carnaval; oito como casas de show; 16 para o circo; 2 como Comunicação; dois em comunidade ribeirinha; dois como cultura LGBT; cinco em cultura popular; 11 na dança; quatro em economia criativa; quatro como espaço cultural de multilinguagem; dois na fotografia; nove em gastronomia; dois em hip hop; um abrangendo literatura, leitura e livro; um em moda; um como museu; 97 na música; dois em pesquisa; 36 como produtores técnicos; 14 em teatro; em um total de 255 inscritos como pessoa jurídica.

Ações

A Manauscult trabalha em estratégias para atingir e identificar os artistas da cidade com o objetivo de ter um banco de dados completo dos artistas, produtores, espaços e projetos culturais, sempre passando por atualizações dos números, impulsionando a difusão da cadeia da cultura na capital amazonense.

As edições recentes do “Sou Manaus” e do “Arte pela Cidade” contaram com artistas dos mais diversos segmentos culturais e que já fazem parte do cadastro, além de outras ações da Prefeitura de Manaus que, frequentemente, contam com os trabalhadores da cultura.

Dentro do “Manaus Mais Cidadã”, ação da gestão municipal que leva os serviços da prefeitura às zonas mais descentralizadas da cidade, a Manauscult leva o Cadastro de Artistas e, ao mesmo tempo, promove a sua difusão cultural, a partir do “Arte Pela Cidade”, dando visibilidade e oportunidade aos fazedores de cultura que, agora, contam com mais um serviço que busca atingir todas as zonas e tornar mais abrangente o mapa da cultura de Manaus.

A 4ª edição de 2024 do Manaus Mais Cidadã, que será realizado no sábado, 6/4, na escola municipal Aristófanes Bezerra de Castro – Cmei Onias Bento da Silva Filho, bairro Cidade de Deus, zona Norte de Manaus, contará com o Cadastro de Artista realizado pela Manauscult.

— — —

Texto e fotos – Divulgação/Manauscult