Espetáculo contemplado no Edital Thiago de Mello da prefeitura vence prêmio nacional

15/03/2024 11h40

34º Prêmio Shell de Teatro
#paratodosverem – Representantes do grupo Panarando Cia e Produtora contemplados com prêmio Destaque Nacional no 34º Prêmio Shell de Teatro

Contemplado no Edital Thiago de Mello, da Prefeitura de Manaus, o espetáculo “As Cores da América Latina”, do grupo Panarando Cia e Produtora, foi o vencedor do “Destaque Nacional” no 34º Prêmio Shell de Teatro, ocorrido no dia 12/3, no teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo (SP).

O diretor do espetáculo, Fábio Moura, destaca que o prêmio representa um momento muito importante para as artes cênicas do Amazonas. Ele falou ainda sobre a importância dos investimentos das instituições da prefeitura para a difusão do setor cultural, bem como, o alcance nacional dos trabalhos desenvolvidos pelos artistas locais.

“O prêmio Shell é considerado o oscar do teatro brasileiro e pela primeira vez foi criado o Destaque Nacional e, pela primeira vez, também, um grupo de Manaus consagra-se vencedor. Nós criamos esse espetáculo em 2023 com o apoio do Edital Thiago de Mello, por isso é importante que a Prefeitura de Manaus, as instituições e a Secretaria de Cultura continuem investindo no setor cultural, pois por meio disso podemos estabelecer e nacionalizar nossos espetáculos”, pontuou.

Para o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Reginei Rodrigues, os investimentos na área cultural estão fazendo a diferença na vida da classe artística de Manaus.

“O prêmio surgiu como uma forma de apoiar os artistas que tiveram grandes perdas com a pandemia. Foi um dos setores que mais sofreu e o prefeito David Almeida, conhecedor da situação, lançou o desafio para a Manauscult em promover o edital que pudesse, além de projetar nacionalmente os trabalhos dos artistas da terra, ajudar naquele momento tão difícil”, explicou.

Sobre o Edital Thiago de Mello 2022

Surgiu como uma das forças propulsoras do desenvolvimento regional, no âmbito do município de Manaus, uma vez que oportuniza aos artistas e à população a escolha de suas próprias finalidades culturais ancorado, sobretudo, por metodologias de alcance através de programas, projetos e ações de grande significado social e artístico.

Cabe à Manauscult apoiar e fomentar tais iniciativas, ao mesmo tempo em que permite o incremento do sistema produtivo da cultura, contribuindo ainda mais para o fortalecimento de nossa identidade cultural.

Sobre o Prêmio Shell

O Prêmio Shell de Teatro, patrocinado e criado pela Shell Brasil, tem como objetivo prestigiar os grandes destaques do teatro brasileiro. A premiação contempla espetáculos que fizeram temporada no Rio de Janeiro e São Paulo entre 1º de janeiro e 30 de novembro de 2023. E, pela primeira vez, em seus 36 anos de história, premiou montagens de todo o Brasil, com a categoria “Destaque Nacional”.

Texto e foto – Divulgação / Manauscult