Vereadores defendem utilização do Fundeb, pela Prefeitura, na progressão de servidores da Educação

Por Prefeitura de Manaus

21/09/2017 17h29

Icone audio

A decisão da Prefeitura de Manaus em utilizar os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para pagamento das progressões e reenquadramento aos professores, com incorporação dos valores ao cálculo de aposentadoria, tem apoio da Câmara Municipal de Manaus (CMM) com manifestação de apoio de vereadores.

 

O presidente da Câmara, Wilker Barreto (PHS), elogiou a postura do prefeito Arthur Virgílio Neto em manter o diálogo aberto e em adotar medidas com impactos definitivos nos salários e conquistas dos professores. Ele também repudiou movimentos políticos em torno da questão.

 

“O prefeito Arthur Neto vem fazendo um grande esforço em manter a data-base, garantir as progressões e reenquadramento. Sou a favor da transparência com o dinheiro público e do diálogo constante. O Sindicato dos Professores tem sentado à mesa para negociar e não podemos fazer da educação brasileira uma politicagem. É preciso separar o joio do trigo”, afirmou Wilker, colocando a Casa Legislativa à disposição dos professores para a manutenção do diálogo. “Eu defendo a manifestação justa, coerente. Mas nunca vi protestar primeiro e depois conversar”, disse.

 

Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus, a vereadora e professora Therezinha Ruiz (DEM), defendeu o repasse feito com responsabilidade e com garantias aos direitos dos professores. “Acho muito importante que ao final do ano qualquer resquício do Fundeb seja distribuído aos professores, mas precisa ter esta responsabilidade na hora do repasse, a fim de garantir que os direitos da classe estejam sempre em dias e, principalmente, o que diz respeito à aposentadoria e à carreira dentro do Plano de Cargos, Carreiras e Salários – PCCS”, disse a vereadora.

 

Ruiz também afirmou que o reenquadramento é importante para a carreira no magistério. “É onde o professor avança em sua carreira dentro do PCCS. Essas são garantias que hoje podem fazer pequenas diferenças na vida do professor, mas quando ele for se aposentar terá um ganho real daquele período trabalhado”, concluiu. “Nós esperamos que os professores entendam que, ao longo dos últimos quatro anos, a Prefeitura vem dando repasse aos professores, vem valorizando os professores. Tenho certeza que vão entender isso”, finalizou.

 

Para a vereadora e também professora, Jaqueline (PHS), o prefeito sempre teve uma visão futurista, pensando no desenvolvimento. “E é isso que ele está fazendo agora com a utilização dos recursos do Fundeb para agregar aos salários dos educadores da prefeitura, com ganhos até na aposentadoria. Nosso papel como representantes eleitos pelo povo e como membros da educação é apoiar as medidas que venham beneficiar os profissionais de educação da cidade de Manaus e, consequentemente, a população como um todo, porque se ganham os professores, ganham também os alunos e a sociedade”, afirmou.

 

O vereador Professor Samuel (PHS) destacou a importância do diálogo aberto e sincero que a prefeitura vem mantendo com a categoria durante a gestão e a valorização dada a cada profissional. “Além das promoções, o prefeito também já garantiu aos educadores da prefeitura a data-base de 2018, que só não foi possível este ano por conta da crise econômica, vivenciada por todas as capitais. Mesmo assim, todos os servidores da prefeitura, inclusive os educadores, estão com seus salários em dia e, agora, com outros benefícios incorporados nos seus salários e na aposentadoria. Isso é gestão com responsabilidade”, defendeu.

 

Fotos: Altemar Alcântara/Semcom

Disponíveis emhttps://flic.kr/s/aHsm9bDKwM