Educação financeira e previdência complementar são temas de palestras para servidores da Prefeitura de Manaus

22/08/2023 16h20

Servidores da Prefeitura de Manaus participaram, na manhã desta terça-feira, 22/8, do Viva Summit!, evento gratuito sobre previdência complementar e educação financeira, coordenado pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), em parceria com a Fundação Viva de Previdência. Durante a programação, realizada no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na avenida Mário Ypiranga Monteiro, nº 3.950, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, foram destacados os benefícios da adesão ao Plano Viva Federativo.

O processo de instituição do Regime de Previdência Complementar (RPC), pela prefeitura, foi iniciado em julho de 2021, com a publicação, no Diário Oficial do Município (DOM), da Lei nº 2.759. Em janeiro de 2022, foi assinado o convênio com a Viva Previdência, entidade de previdência complementar fechada, sem fins lucrativos e com autonomia patrimonial, administrativa e financeira, que passou a fazer, há um ano, a gestão dos recursos do plano dos servidores.

“O prefeito David Almeida reconhece e valoriza a contribuição dos servidores municipais para o êxito das ações da gestão, que visam oferecer serviços de qualidade para a população. E ele sabe, também, da importância do planejamento da aposentadoria para o futuro dos servidores, razão pela qual viabilizou a implementação do RPC na prefeitura”, destacou o titular da Semad, Ebenezer Bezerra.

A diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon, ressaltou as vantagens do Regime de Previdência Complementar. “A primeira é que o servidor tem a conta dele individualizada, o que possibilita que ele faça consultas das contribuições que tenha feito. A segunda é a contrapartida do município, que entra com igual valor da contribuição do servidor. Não há, no mercado financeiro, nenhum fundo de investimentos que renda como a previdência complementar do servidor”, informou.

A servidora da Manaus Previdência, Bruna Machado, tem 34 anos e já começou a planejar a aposentadoria. Ela contou que após fazer uma simulação, optou por migrar da previdência comum para a complementar. “Pelos cálculos, a previdência complementar se mostrou mais vantajosa no fim da carreira. Como já tenho 10 anos no serviço público, entendi que valia a pena fazer essa migração. Eu recomendo aos colegas que puderem, que façam o mesmo”, sugeriu.

A Fundação Viva de Previdência, que administra a previdência complementar dos servidores da Prefeitura, tem sede em Brasília (DF) e, atualmente, faz a gestão da previdência complementar de mais de 50 mil pessoas, entre órgãos públicos e empresas privadas.

Palestra

Além da apresentação institucional da Fundação Viva de Previdência e do plano Viva Federativo, pelo diretor de Clientes e Inovação da Viva, Nizam Ghazale, o evento trouxe a Manaus a palestra: “Emoções Financeiras – Um Guia para Transformar a sua Relação com o Dinheiro em Liberdade”, com Thiago Godoy, conhecido como “Papai Financeiro”, palestrante internacional com participação nos principais eventos de educação do mundo.

Thiago é mestre pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), autor do best-seller “Emoções Financeiras”, educador financeiro na Rico e colunista nos portais Infomoney, Investing.com e na revista Vida Simples.

Atuou como Head de Educação Financeira da XP entre 2020 e 2023 e, entre 2014 e 2019, liderou a Mobilização de Recursos e Relações Governamentais na Associação de Educação Financeira (AEF-Brasil), organização à frente da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef).

Texto – Sandra Monteiro / Semad
Foto – Clóvis Miranda / Semcom