Prefeitura e organizações da sociedade civil discutem política municipal de igualdade racial em Manaus

18/02/2022 18h16

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), reuniu organizações da sociedade civil para apresentar e discutir a proposta de criação da política municipal de promoção e igualdade racial. O encontro aconteceu no auditório Sônia Barreto, da Escola Legislativa da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), nesta sexta-feira, 18/2.

A iniciativa tem o objetivo de reduzir as desigualdades sociais no município, mediante a realização de programas e serviços com reconhecimento de demandas mais imediatas, bem como das áreas de atuação prioritárias.

“Esse momento é muito importante, uma vez que nós tivemos vários episódios que mostram o racismo estrutural. Trouxemos os movimentos, as representações relacionadas à luta racial e estamos buscando, através desse processo coletivo e democrático, ouvir as pessoas para podermos construir uma política municipal que enfrente a discriminação e o racismo”, afirmou a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes.

De acordo com a proposta da lei, a política será norteada pelo fortalecimento institucional, transversalidade, melhoria da qualidade de vida dos grupos étnicos raciais, entre outras ações.

“Tivemos a ausência da representação indígena e tivemos pouca adesão de representantes do movimento negro e de povos de terreiro, mesmo assim, as representações participaram das discussões. Não conseguimos concluir toda a análise hoje e retornaremos dia 4 de março para retomar o debate, inclusive tratando da criação do Conselho Municipal de Promoção e Igualdade Racial”, declarou a subsecretária de Políticas para Mulheres e de Direitos Humanos, Graça Prola.

Para o presidente do Movimento Afro, Manoel Leite, a discussão é importante para garantir a inclusão efetiva da população negra e etnias na sociedade.

“Queremos garantir os nossos direitos dentro da sociedade, de forma que a gente venha a contribuir com a população de Manaus, levando informação e cultura para que as pessoas parem de discriminar a população negra e de etnias”, finalizou Manoel Leite, presidente do Movimento Afro.

Texto – Leonardo Fierro / Semasc

Fotos – Marcely Gomes / Semasc