Equipe gestora em Educação da Prefeitura de Manaus se reúne com membros do FNDE em Brasília

03/08/2021 17h38

Para melhorar ainda mais a qualidade de ensino da rede municipal, os gestores do setor educacional da Prefeitura de Manaus, o titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Pauderney Avelino, e o diretor de Planejamento (Deplan), Leís Batista, foram até Brasília (DF) se reunir com os membros do Fundo Nacional de Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE), com objetivo de apresentar o Plano de Ação Articuladas (PAR) 2021 – 2024.

Foram apresentadas mais de dez iniciativas voltadas às dimensões da gestão educacional, formação de professores, profissionais de apoio escolar, práticas pedagógicas e de avaliação, infraestrutura física e recursos pedagógicos, que são indicadores do PAR. Além disso, a validação de mudança do sistema construtivo das creches do FNDE, também entrou em pauta.

De acordo com o secretário Pauderney Avelino, outro ponto da reunião com os diretores financeiros do FNDE foi em relação às estruturas das creches municipais.

“Nesse encontro com a diretoria do FNDE apresentamos o valor de R$ 850 milhões inserido no PAR, para os quatro anos de gestão, em que precisamos escalonar as nossas prioridades. Outra questão abordada foi sobre as seis creches, com as ditas tecnologias inovadoras, que têm o sistema construtivo totalmente inadequado, e as construções que foram abandonadas. Nós vamos fazer uma reconstrução que não será com essa tecnologia que utiliza gesso acartonado, queremos com o sistema de alvenaria convencional, mas para isso precisamos da autorização do FNDE”, explicou Avelino.

Segundo Leís Batista, as demandas da Semed priorizam as ações que coincidem com o plano de governo do prefeito David Almeida.

“A Semed deverá priorizar em que ações vai centralizar os esforços para atendimento do FNDE de 2021, dentro de todas as dimensões que são trabalhadas, mesmo com o orçamento do fundo que ainda está em votação no governo federal. Até o fim desta semana estaremos encaminhando a nossa meta priorizada e também outras articulações, para garantir todos os recursos para a Prefeitura de Manaus investir na educação, uma exigência do prefeito David”, explicou o diretor Leís.

Texto – Érica Marinho / Semed

Foto – Divulgação / FNDE