Poder público discute implementação do monitoramento climático de Manaus para antecipar ações da prefeitura

22/02/2022 15h44

A Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), se reuniu com a Defesa Civil do Amazonas e Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na manhã desta terça-feira, 22/2, no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), para discutir uma possível parceria entre os órgãos na implementação dos sistemas de monitoramento climático da Defesa Civil Municipal, além do compartilhamento de dados entre as instituições.

A Defesa Civil Municipal por meio do CCC, implementará, ainda neste ano, nove estações meteorológicas em pontos estratégicos da cidade para monitorar em tempo real as condições climáticas de Manaus em áreas de risco, se antecipando assim às ocorrências.

A Defesa Civil do Amazonas participou do encontro colocando à disposição sua expertise e destacou a importância desse tipo de cooperação. “Esse tipo de ação é fundamental para que um sistema não se sobreponha ao outro, mas que ajam em conjunto”, disse a meteorologista do Centro de Monitoramento e Alerta, Patrícia Guimarães.

Hoje a Defesa Civil do município tem 48 dispositivos espalhados pela cidade com 1.600 áreas de risco mapeadas e o objetivo da colaboração entre as pastas é aumentar o monitoramento dos espaços por meio do compartilhamento de dados.

“O corpo da Defesa Civil do município ainda é muito pequeno se compararmos com a grandiosidade de Manaus, mas com essas parcerias nós seremos capazes não só de ampliar o monitoramento, como também, o suporte às famílias que vivem nessa condição de risco. É necessário um trabalho social em cada zona de risco, mas só pode ser possível a partir do laudo da Defesa Civil que hoje necessita ampliar o seu acesso a essas ferramentas tecnológicas que servem, principalmente, para preservar a vida das pessoas”, afirma Sérgio Fontes, titular da Semseg.

Outro ponto discutido na reunião, foi a integração das informações ao Centro de Cooperação da Cidade, e a importância de um instrumento inovador como esse para Manaus. De acordo com o superintendente Sandro Diz, os dados poderão ser confirmados por meio das imagens de monitoramento.

“Quando você interliga os sistemas, você consegue obter informações de maneira mais completa. Um exemplo claro são as chuvas: a estação meteorológica avisa que vai chover, informa a média pluviométrica, a velocidade e direção dos ventos, e pelas imagens de monitoramento se consegue rastrear a chuva e saber quais áreas serão mais afetadas para que as forças se preparem e entrem em ação. Dessa forma o Trânsito já vai saber que rua vai inundar e vai antecipar o desvio antes do engarrafamento”, relata Diz.

A Ufam que também participou do encontro, se comprometeu em mapear os cursos relacionados à área de atuação da Defesa Civil para que um acordo de pesquisa seja firmado e sinalizou de forma positiva a solicitação do secretário Sergio Fontes, a uma possível atividade de Extensão da universidade, com execução na Semseg.

Texto e foto – Divulgação / Semseg