Prefeitura de Manaus fortalece a agricultura familiar na zona rural de Manaus

13/04/2023 14h16

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), tem fortalecido a agricultura familiar na zona rural, desde o início de 2021, a partir do incentivo ao plantio, colheita, escoamento da produção de hortifruti, assim como consumo desses produtos mais saudáveis pelos agricultores.

Nesta quinta-feira, 13/4, a equipe técnica da Semacc visitou o ramal do rio Branquinho, onde, além de acompanhar o cultivo e a colheita de couve e pimentão, catalogou novos produtores, para que possam receber fomento com insumos da Prefeitura de Manaus, podendo, assim, garantir uma produção para a próxima safra.

De acordo com o subsecretário da Semacc, Sinval Nogueira, a Semacc, por determinação do prefeito David Almeida, tem prestado assistência técnica e fomentando a agricultura familiar. O objetivo da ação é fortalecer o segmento, escoar a produção, incentivar as vendas e gerar renda para os agricultores. “A agricultura familiar, o agronegócio, o pequeno agricultor, nunca em outra administração pública, tiveram tanto incentivo quanto na atual gestão municipal. Nossa missão é fazer com que essa cultura volte com força total, gerando renda, devolvendo esperanças e criando as melhores expectativas de dias fartos”, destacou.

Ainda de acordo com Nogueira, o trabalho voltado ao setor primário é positivo, com a entrega de 113.850 toneladas de ração para aves e peixes ao produtor rural; serviços de assistência técnica e extensão rural e cursos de qualificação. O trabalho de apoio beneficiou quase 20 feiras de agricultura familiar, além da entrega de kits de casa de farinha, ajudando diretamente cem produtores nas comunidades onde os equipamentos estão instalados. Para 2023 ainda, está prevista a expansão desse fomento ao setor primário.

Beneficiado no ano passado, com sementes de couve e insumos, o agricultor José Amazonas já está colhendo suas hortaliças, com uma plantação de médio porte.

“O apoio que estamos recebendo fortaleceu nossa agricultura, trabalho com couve, tenho uma pequena produção, mas é daqui que tiro meu sustento. Quando soube que teríamos esse apoio, a esperança de dias melhores vieram junto com as sementes, com o treinamento, e agora quero expandir, plantar mais e crescer com a agricultura. Minha família toda vive aqui e trabalhamos na zona rural. Gratidão a todos da Semacc, por sempre estarem por aqui nos apoiando, obrigada ao prefeito David Almeida. Um desejo é que mais agricultores sejam beneficiados”, reforçou o produtor.

Texto – Polyana Brelaz/Semacc
Fotos – Gildo Smith/Semacc