‘Manaus mais Agro’ da prefeitura fomenta a cadeia produtiva da Pitaya

12/05/2023 17h27

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Centro e Comércio Informal (Semacc) e a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), assinou, nesta sexta-feira, 12/5, o Termo 001/2023, onde celebra a parceria institucional no âmbito do projeto de desenvolvimento socioeconômico sustentável com incentivo e fomento da cadeia produtiva e cultivo da Pitaya nas comunidades rurais da capital.

A assinatura ocorreu na Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento Tarumã-Mirim (Copasa), no ramal do Pau-Rosa, quilômetro 21, da BR-174, onde cerca de 100 produtores da localidade serão beneficiados até o próximo mês de dezembro, por meio do programa “Manaus mais Agro”.

De acordo com Wanderson Costa, titular da Semacc, as ações e parcerias têm dado oportunidade de ajudar e fomentar a agricultura familiar nos nove polos agrícolas de Manaus.

“Ao longo de 2023, esse ato, celebrado hoje, com a Semtepi vai beneficiar direto a necessidade do agricultor, esse fomento não é somente a muda da Pitaya; é o adubo, o fertilizante, são os equipamentos que o agricultor dos nove polos vai poder adquirir para regar sua terra, melhorar seus tanques de piscicultura e sua criação de avicultura. Esse ato mostra o compromisso do prefeito David Almeida com cada família de agricultores, que vão contar com o apoio técnico e logístico da prefeitura, por meio do Manaus mais Agro”, concluiu Costa.

Para o titular da Semtepi, Radyr Junior, a sensibilidade da administração tem mudado a realidade na área da agricultura, fomentando o empreendedorismo rural.

“Mais uma parceria com a Semacc, onde juntos vamos fomentar a agricultura familiar levando oportunidades de crescimento econômico nas áreas rurais de Manaus. Hoje, estamos aqui assinando esse termo que irá gerar mais emprego e renda. Esse é nosso intuito”, disse Radyr.

Somente neste primeiro semestre do ano, a Semacc, por meio do “Manaus mais Agro”, distribuiu cerca de 25 mil mudas de pitaya aos agricultores rurais. A ação fortalece a agricultura familiar que visa incentivar a cadeia produtiva da fruta na capital.

Texto – Polyana Brelaz / Semacc

Fotos – Gildo Smith / Semacc