Prefeitura de Manaus fomenta o cultivo da pitaya com a perspectiva de consolidar a produção no cinturão verde da capital

22/03/2023 11h33

Com o intuito de fomentar a produção agrícola familiar, o prefeito de Manaus, David Almeida, lançou, na manhã quarta-feira, 22/3, dentro do programa “Manaus+Agro”, o fomento à cultura da pitaya, com a entrega da fruta, além de adubo e calcário, para produtores rurais do ramal Rio Branquinho, quilômetro 67, BR-174, e comunidade São Francisco do Caramuri, quilômetro 134, AM-010. O objetivo da ação é promover a oferta da fruta para o atendimento da demanda local e futuras exportações.

A fruta vem ganhando cada vez mais espaço no mercado local, devido às condições naturais, como calor e chuvas típicas da região, que favorecem o cultivo. Para o chefe do Executivo municipal, com esse incentivo, a perspectiva é gerar emprego e renda para mais produtores rurais.

“Pela primeira vez, a prefeitura adentra os ramais, para que nós possamos dar dignidade aos produtores. O olhar diferenciado da Prefeitura de Manaus fez com que o poder público municipal pudesse chegar nessas pessoas, dando a elas condições, trazendo a elas implementos, buscando dar vazão a sua produção, para que elas possam ter renda. Além disso, nós vamos agregar a pitaya à merenda escolar, para que possamos escoar essa produção, tanto nas escolas quanto nas nossas feiras e mercados”, assegurou Almeida.

Responsável pela ação, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), além de fomentar com as mudas e adubos, irá ajudar na prática do cultivo da fruta, os agricultores farão cursos para adquirir técnica e conhecimento para, futuramente, terem condições, inclusive, de exportar a fruta.

“Mais uma vez a gestão municipal vem fazendo história na zona rural de Manaus, e nós estamos muito empenhados, isso aqui é resultado de muito trabalho, hoje, estamos entregando mudas de pitaya, adubo, um kit especial aqui para o agricultor. Esse mapeamento é feito junto a nossa equipe técnica da Semacc, para que a gente consiga trazer todo esse fomento”, frisou o titular da Semacc, Wanderson Costa.

De propriedade do produtor rural Cléber Medeiros, a fazenda Toca da Pitaya, no quilômetro 35 da AM-010 (Manaus-Itacoatiara), é a primeira e maior produtora de pitaya do Estado, e tem colaborado, de forma muito positiva, com incentivo à cultura. A área de cultivo da pitaya tem uma das maiores plantações, possui mais de 120 mil pés e conta com mais 60 mil em propriedades agregadas, somando uma produção mensal de 20 toneladas.

Aproximadamente três toneladas de pitaya são exportadas todos os meses para os Estados de São Paulo e Roraima, enquanto a maior parte da produção é consumida no mercado local, e é essa logística e produção que a Prefeitura de Manaus quer incentivar aos agricultores rurais que estão no início do cultivo.

Além da comercialização da fruta in natura, o produtor rural trabalha com extração de néctar das flores para produção de mel e, também, alimentação de animais com o talo da planta. Tudo muito aproveitável nesta cultura. Com todos esses atrativos, a produção dessa fruta exótica tem atraído mais produtores familiares interessados no cultivo.

Israel Feitosa, presidente da cooperativa do ramal Rio Branquinho, faz parte das famílias que trabalham com a produção de peixes, galinhas e frutas, como o cupuaçu. Durante o evento, ele destacou que o novo incentivo veio na hora certa, contemplando 20 famílias no ramal.

“Esse incentivo da prefeitura veio em boa hora, vamos cultivar a pitaya, que tem uma renda maior hoje. Somos os primeiros a começar esse processo dentro do ramal. Estamos com uma expectativa muito grande”, disse.

O programa tem o apoio da Câmara Municipal de Manaus (CMM), por emendas parlamentares que, até o fim do ano de 2023, vão atender aproximadamente cem produtores rurais.

Kit Empreendedor

Além dos kits, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e do Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação (Fumipeq), vai investir quase R$ 800 mil, para atender 16 hectares de mudas de pitaya.

“A Semtepi, a partir do seu empreendedorismo, tem chegado até mesmo às áreas mais distantes da cidade. Esse é um projeto de um ano e estamos investindo, atendendo e interagindo com essas pessoas, com nosso objetivo de potencializar e distribuir”, pontuou o titular da Semtepi, Radyr Júnior.

Texto – Beathriz Torres / Semcom e Divulgação / Semacc

Fotos – Dhyeizo Lemos/Semcom e Clóvis Miranda/Semcom