Prefeitura de Manaus amplia rede de espaços esportivos e reforça política de lazer em todas as zonas da cidade
19/01/2026 15h08
#paratodosverem – Prefeito David Almeida e demais autoridades inauguram mais um complexo esportivo
Os investimentos públicos em Manaus avançam para além da infraestrutura urbana tradicional e impactam diretamente o bem-estar da população. Ao longo de 2025, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), intensificou a entrega e revitalização de espaços de esporte, política lazer e convivência comunitária em todas as zonas da capital.
Somente neste período, foram entregues 14 novos complexos esportivos e áreas de convivência, totalizando 35 espaços públicos reformados, ampliados ou construídos ao longo da atual gestão. Antes subutilizados ou degradados, os locais passaram a funcionar como pontos ativos de encontro, prática esportiva e integração comunitária.
A entrega do ginásio poliesportivo Menino Theylor, na primeira semana de janeiro de 2026, marcou a 35ª inauguração de espaço esportivo da atual gestão. Durante a solenidade, o prefeito David Almeida anunciou que outros nove complexos esportivos estão em obras.
“Essa entrega é a realização de um sonho. Existia aqui uma demanda histórica e uma cobrança legítima da comunidade, e nós atendemos. Estamos entregando uma quadra coberta integrada a um centro comunitário, com banheiros masculino e feminino, banheiro para pessoas com deficiência, vestiários e toda a infraestrutura necessária para o uso coletivo”, afirmou o prefeito.
O espaço foi planejado para atender crianças, jovens, adultos e idosos, com atividades esportivas, recreativas, culturais e sociais. “Esse local vai abrigar ensaios da escola de samba da comunidade, da quadrilha, dos grupos culturais, além de projetos sociais voltados à terceira idade, escolinhas de futebol e atividades para atletas veteranos. Quando entregamos um complexo como esse, melhoramos a ambiência social e transformamos o espaço em um verdadeiro ponto de referência comunitária”, ressaltou David Almeida.
Na zona Norte, um dos destaques foi a entrega do complexo esportivo Núcleo 16, no bairro Cidade Nova, zona Norte, que recebeu revitalização do campo de futebol, quadra de areia para vôlei, área de convivência, além de academia ao ar livre, banheiros, vestiários e quiosques. A região também foi contemplada com o campo Arena do Bebé, no Alfredo Nascimento, a rotatória do Musa, no bairro Cidade de Deus, e a quadra Braga Mendes.
A transformação foi rapidamente percebida pela comunidade. “Era um campo abandonado, sem iluminação e com estruturas quebradas. Hoje, está lindo. A prefeitura superou nossas expectativas e entregou um espaço digno para a comunidade. Era tudo o que a gente precisava”, afirmou o estudante de educação física, Jeferson Franco, de 23 anos.
Outro equipamento que simboliza essa mudança é o complexo esportivo Rei Pelé, implantado na antiga rotatória do Produtor. O espaço foi totalmente transformado e, agora, conta com quadras de basquete, pista de skate, palco para atividades coletivas, área para artes marciais, playground e academia ao ar livre.
Na zona Leste, foram entregues os complexos esportivos Armando Mendes e Ouro Verde. A zona Centro-Oeste recebeu a reforma do Centro Social Urbano (CSU) do Alvorada, enquanto o bairro Planalto foi beneficiado com a revitalização do Centro de Esporte e Lazer Vista Bela.
Os investimentos também chegaram à zona Oeste, com a minivila olímpica Jair Sampaio, no bairro Santo Antônio, e a revitalização da lagoa da Compensa. Na zona Centro-Sul, o parque Cidade da Criança, no Aleixo, passou por reestruturação. Já na zona Sul, foram entregues a reforma da quadra Marcolino Lopes e a revitalização da praça dos Remédios, no Centro.
Qualidade de vida
Dentro da política de valorização dos espaços urbanos, a faixa liberada da avenida Getúlio Vargas se tornou um novo símbolo de convivência, esporte e lazer. A iniciativa também foi ampliada no Parque Mosaico, na zona Centro-Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

“Isso é qualidade de vida para a gente. É bom para trazer as crianças, muito bom para sair do sedentarismo. A família toda veio”, destacou a autônoma Pamela Alonso.
Com a nova faixa, o Parque Mosaico se consolida como ponto de encontro esportivo da cidade. A ação integra o projeto “Sextando na Faixa”, com aulões de ritmo e atividades abertas ao público todas as sextas-feiras, fortalecendo a ocupação saudável dos espaços públicos.
Para 2026, a Prefeitura de Manaus estabelece um conjunto de metas estratégicas voltadas à democratização do esporte, à valorização dos atletas manauaras e à ampliação das políticas públicas que integram o programa “Manaus Olímpica” em todas as zonas da cidade. Entre as prioridades estão a ampliação do projeto “Jogo Limpo”, a integração das obras executadas em parceria com a Seminf e o fortalecimento dos Centros de Esporte e Lazer (CELs) e das três minivilas olímpicas, reafirmando o compromisso com uma Manaus mais humana, inclusiva e preparada para o futuro.
— — —
Texto – Marcilene Frutuoso / Semcom
Fotos – Arquivo


