Servidores municipais finalizam cursos de pós-graduação

Por Prefeitura de Manaus

06/08/2013 16h21

Icone audio

Sábado passado foi decisivo para os 40 alunos que participaram dos cursos de pós-graduação em Educação Infantil e da Gestão e Planejamento de Projetos Sociais com ênfase em Captação de Recursos, oferecidos pelo Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis), da Prefeitura de Manaus em parceria com o BID.

Diante do professor designado para avaliar os projetos resultantes de 18 meses de estudo aplicados pela Faculdade Dom Bosco, os servidores municipais da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semadsh) defenderam suas teses de estudo e demonstraram como a temática escolhida deve ser aplicada no contexto do Prourbis. Interação com a comunidade, projetos de habilitação e reabilitação de pessoas portadoras de necessidades especiais e inclusão digital estão entre os principais temas abordados nos painéis de conclusão de curso.

A técnica em Educação da Semed, Gláuce de Araújo, não se intimidou com o olhar atento do avaliador e defendeu o trabalho A importância da utilização de recursos pedagógicos nas creches da Prefeitura de Manaus. “Não devemos nos limitar a usar somente aquilo que é dado ao professor, mas precisamos criar métodos para melhor aproveitar esses recursos. No universo do Prourbis, essa temática deve ser aplicada para buscar uma reflexão, através dos dados coletados, de como estamos usando esses recursos nas nossas creches e como podemos melhorá-los para beneficiar os serviços oferecidos nas entidades”, disse Glauce.

A aplicação da educação no processo de aprendizagem de crianças portadoras de deficiência cerebral foi o tema escolhido pela professora Cristina da Silva Prestes, servidora da Semed. “Com o trabalho busquei analisar e criar alternativas para estimulação da aprendizagem desse público no âmbito da educação prestada pela Prefeitura. A afetividade e o lúdico estão atrelados a esse processo de aprendizagem”, disse a professora.

Entre os trabalhos de pós-graduação da área de assistência social defendidos, um dos destaques foi o painel desenvolvido pela assistente social Marieme Badarani. “Com o painel ‘A informática como estratégia para a interatividade dos adolescentes nos CRAS da Compensa III’ procurei criar uma projeto que proporcione aos adolescentes e jovens do projeto Projovem o acesso à informática, contribuindo para sua formação e estimulando a interatividade. Nós entendemos que através do processo da interatividade e da informática podemos oferecer aos jovens meios para que eles busquem mais informações e aprendizado e se preparem melhor para o futuro”, disse.

No dia 9, acontece a colação de grau dos formandos dos cursos de pós-graduação promovidos pela Prefeitura de Manaus.