Semsa apresenta Plano de Preparação e Resposta às Urgências e Emergências

Por Prefeitura de Manaus

08/07/2013 13h32

Icone audio

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) reuniu, na última sexta-feira, 05, chefes de departamentos e representantes dos Distritos de Saúde Norte, Sul, Leste, Oeste e Fluvial para apresentar e validar perante o corpo técnico da secretaria o Plano de Preparação e Resposta às Urgências e Emergências em Saúde Pública na Copa do Mundo de 2014. O plano é baseado em gestão de riscos à saúde, considerando a probabilidade de ocorrência de efeitos adversos e seu impacto na saúde humana durante a realização da Copa de 2014.

O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, explica que o plano vai adequar o setor de saúde no estabelecimento e/ou implementação de diretrizes e metas capazes de orientar na definição e execução de ações, visando à diminuição dos riscos à saúde humana, antes, durante e após a realização da Copa de 2014.

Segundo o assessor da Subgerência de Gestão da Saúde da Semsa, Romeo Rodrigues Fialho, o plano foi elaborado mediante compatibilização das diretrizes, objetivos e metas previstos nos instrumentos das políticas públicas de saúde de Manaus, do Estado e do Ministério da Saúde, além de adaptação das diretrizes e metas do projeto Copa Saudável produzidos no âmbito das reuniões, oficinas e vídeo-conferências organizadas pelo Ministério da Saúde; Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e Semsa.

O assessor explica que como Manaus irá sediar quatro jogos a serem realizados nos dias 14, 18, 22 e 25 de junho de 2014, o Plano de Preparação e Resposta (PPR) definiu e distribuiu as diretrizes, objetivos e metas em três momentos, ou seja, antes da Copa, que é a fase preparatória e de adaptação (o que vem sendo executado desde 2011 e deverá acontecer até maio de 2014); durante o evento, que é a fase de resposta a partir da chegada dos primeiros visitantes (durante todo o mês de junho); e pós-evento, que é a fase de avaliação do PPR, dos planos setoriais e monitoramento de possíveis alterações ao perfil epidemiológico municipal, a partir de junho e segue por um período a ser definido por cada área/eixo de intervenção do setor saúde.

Para facilitar o processo de estruturação e operação do plano, garantindo a especificidade de atuação da Semsa, de acordo com as linhas de ação de adaptação e resposta, foram definidos cinco eixos de atuação: Vigilância em Saúde, Atenção em Saúde, Promoção à Saúde, Comunicação e Avaliação.

Romeu Filho explica que a orientação estratégica é a integração dos cinco eixos visando a potencialização das ações.

O projeto também propõe uma maior integração dos diversos setores de saúde que atuam no Amazonas, entre órgãos municipais, estaduais e privados.

“Depois da reunião com os gestores da Semsa, vamos fazer a apresentação para os demais parceiros envolvidos nas ações da área da saúde, já que um evento grande como a Copa de 2014 exige uma maior integração dos serviços disponíveis”, explica Romeo Fialho.

Entre as atividades já desenvolvidas pela Semsa para a Copa de 2014, estão a intensificação das ações de imunização contra sarampo, rubéola, caxumba, febre amarela e hepatite B, principalmente para os trabalhadores do setor de turismo, e o reforço das ações de Vigilância Sanitária.

Assessoria de Comunicação – SEMSA
Reportagem: Luciete Pedrosa
Coordenação: Cláudia Barbosa
(92) 3236-8315