Segurados do Manausmed assistem palestra sobre amamentação

Por Prefeitura de Manaus

06/08/2013 13h39

Icone audio

A três dias do parto do seu primeiro filho, Elizabeth Pinheiro, 40, estava entre as seguradas que assistiram palestra sobre amamentação, ministrada na sala de atendimento do Serviço de Assistência à Saúde do Servidor Público do Município de Manaus (Manausmed), durante a manhã desta terça-feira (6).

“É de suma importância ter esse tipo de acesso à informação. Eu estou grávida do meu primeiro filho, estou nervosa e hoje, aqui, foi que aprendi o jeito correto de amamentá-lo. Espero que todas as secretarias adotem essa prática”, diz a servidora da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O evento foi realizado pelo Manausmed, em parceria com profissionais do banco de leite do Instituto da Mulher, do Governo do Estado. Além da palestra, as técnicas de enfermagem Joselma Beça, 33, e Orliene Socorro, 44, também distribuíram panfletos e esclareceram dúvidas dos segurados.

“A maioria das mães pensa que amamentação é só colocar o bebê no seio. Não é. Tem que haver conhecimento sobre o modo correto, como evitar problemas. Muitas delas descobrem que não é tão simples assim e desistem de amamentar, o que torna a criança ainda mais exposta a doenças”, ressalta Joselma Beça.

Dúvidas sobre como e onde entregar o leite coletado por mães que queiram doar aos bancos de leite foram esclarecidas pelas profissionais da saúde. De acordo com Joselma, muitas mulheres não seguem o procedimento correto e o leite precisa ser descartado. “Encontramos até cabelo às vezes. Aí precisamos descartá-lo. Daí a necessidade de procurar saber, de pedir orientação nas unidades de saúde. Essa ajuda é de extrema importância”, disse.

O servidor José Ricardo Oliveira, 33, apoia a iniciativa de oferecer palestras e disponibilizar informações sobre diferentes temas relacionados à saúde. “E que todas as secretarias adotem essa postura. E que seja frequente, a iniciativa seja permanente. A comunidade padece muitas vezes por falta de informação, por não saber onde e pra quem perguntar”, concluiu.

“Reforço que todas podem nos procurar nas unidades de saúde, que os servidores vão saber orientá-los como chegar nos bancos de leite. As mães que também precisam de informações sobre amamentação também podem nos procurar para esclarecer suas dúvida”, conclui Joselma.

Marília Pimenta
Ascom Manausmed