Prefeito Arthur Virgílio Neto inspeciona estação do Proama
09/07/2013 14h55

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e o governador do Estado, Omar Aziz, inspecionaram na manhã desta terça-feira, 9, o reservatório do Programa Águas para Manaus (Proama). Eles foram às instalações para checar as mudanças que estão sendo realizadas pela empresa Manaus Ambiental, atual detentora da concessão do serviço, para a expansão das operações do Proama.
Atualmente, a empresa opera com 0,5 m³/por segundo, o que abastece apenas alguns reservatórios que ainda não estão interligados às casas. Para chegar aos bairros, estão sendo colocadas tubulações que permitam que a água chegue até os consumidores. 500 mil pessoas, deverão ser beneficiadas nas zonas Leste e Norte, onde devem ser realizadas mais de 60 mil ligações. O primeiro bairro a ser beneficiado é o Mutirão, na zona Leste.
“Nós já estamos a ponto de colocar água nas casas dos cidadãos. Parte desses moradores que não tem água precisa comprar em poços, outros têm apenas por algumas horas. Com a operação do Proama, todos eles vão ter água 24 horas por dia. Acreditamos que até o final de março do próximo ano, essa questão já estará superada”, declarou o prefeito Arthur Neto.
A Manaus Ambiental vai operar o sistema até a conclusão da licitação que vai escolher a empresa que vai assumir o controle da captação e distribuição da água. Enquanto isso, os governos municipal e estadual vão fiscalizar a operação e o cronograma de execução das obras de interligação.
“Hoje nós temos uma questão jurídica concreta. Temos uma empresa que opera o sistema de água em Manaus e o que cabe a nós, governador e prefeito, é fiscalizar a prestação desse serviço, que ela cumpra a sua obrigação. Caso não cumpra, nós temos meios jurídicos pra tirá-la. O que estamos fazendo nesse momento, é fiscalizando o que ela está fazendo”, afirmou o governador Omar Aziz.
O prefeito de Manaus destacou ainda que a parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Governo do Amazonas permitiu que o impasse existente sobre a utilização do Proama fosse resolvido nos primeiros meses da gestão municipal.
“Durante muito tempo as pessoas esperaram por isso. Não tem mais essa do governador puxar para um lado e o prefeito para outro. Estamos andando juntos e aptos para realizar o sonho de milhares de pessoas, que é de ter água. O verão está chegando e nós vamos resolver esse problema”, concluiu Arthur Neto.
Reportagem: Leonardo Fierro