Parque do Idoso forma 1ª turma da Oficina de Direito e Cidadania
06/08/2013 15h32

A 1ª turma da Oficina de Direito e Cidadania do Parque Municipal do Idoso (PMI) recebeu os certificados de conclusão, na manhã desta terça-feira, 6. O grupo de 15 idosos teve aulas de 3 de março a 23 de julho e participou da solenidade na sede do PMI, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus. A diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas (FDT), Martha Moutinho Cruz, afirmou que o objetivo da oficina é abordar os direitos e deveres dos idosos e quais os meios podem procurar para fazer valer esses direitos.
“Por meio dos conhecimentos obtidos nas aulas, os idosos podem se tornar multiplicadores de informações. É isso que queremos. Que venham ao Parque trabalhar tanto o físico, quanto a mente. Nosso objetivo maior é proporcionar qualidade de vida e reintegrar os idosos ao convívio social. E essa oficina é fundamental para que eles tenham conhecimento dos direitos deles e possam divulgar para os amigos, familiares, vizinhos, enfim, trabalhar como multiplicadores de conhecimento”, disse Martha.
A oficina de direito e cidadania, que acontece às terças-feiras, das 10h às 11h, retornará em setembro com duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde, das 14h às 15h. A oficina é umas das cinco novas modalidades que foram incorporadas, em 2013, à grade do Parque. Atualmente, o PMI conta com mais de 30 atividades gratuitas nos turnos matutino e vespertino, de segunda a sexta-feira.
A assistente social do PMI, Suelen Mota, explicou que a oficina é coordenada pela equipa de Serviço Social do Parque e que a ideia de trabalhar direito e cidadania, surgiu da necessidade de abordar de forma prática e clara as principais dúvidas dos idosos.
“Observamos, também, que eles preferem oficinas e que se trabalhássemos essas informações em palestras, não teríamos o mesmo retorno que o projeto almejava. Essa primeira turma foi um sucesso, tanto que agora não será apenas nas manhãs de terça-feira, teremos outra turma à tarde, das 14h às 15h. A oficina tem média de quatro meses e elaboramos apostilas com informações de direitos, saúde, de que órgãos procurar, o telefone, endereço, dentre outros. Tudo para que saibam o caminho a seguir. As próximas turmas começam no dia 3 de setembro e já estamos com as inscrições abertas”, explicou.
A auxiliar de enfermagem aposentada, Therezinha Tavares, 76, disse que o curso foi importante não apenas para o conhecimento, mas para facilitar a comunicação e perder a timidez. “Estou muito feliz. Poder continuar estudando, aprender e poder colocar em prática é muito bom. A instrução tira a pessoa idosa da timidez, faz a gente ir mais longe e nos dá segurança”, assinalou.
A auditora fiscal aposentada, Estela Gil, 74, contou que frequenta, há dez anos o Parque e que a oficina é um complemento geral para as atividades do dia a dia. “Essa é a importância do Parque. Aqui temos tanto atividades físicas, quanto sociais. Nessa oficina, aprendi muitas informações valiosas e apostila que utilizamos foi muito esclarecedora, até mostrei para minha neta, para minha família. Estudar é tudo para mim e uma das minhas preocupações era me aposentar e ficar parada. Nunca soube ficar sem ter o que fazer. Muito bom que isso não aconteceu. O Parque é minha segunda casa”, disse, com entusiasmo.
Como participar
Para participar da oficina de direito e cidadania e das demais atividades oferecidas pelo PMI, é preciso ter a partir dos 60 anos, procurar o setor de admissão do Parque com o documento original de identidade (RG), comprovante de residência, duas fotos 3×4 e atestado cardiológico indicando o grau de intensidade da atividade a ser realizada (leve, moderada ou alta). Informações: 3584-6274.
Assessoria de Comunicação FDT
Gisa Prazeres
8842-2990