Semsa lança ‘Agosto Dourado’ em Manaus, com foco no aleitamento materno

Por Prefeitura de Manaus

01/08/2013 16h19

Icone audio

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) lançou nesta quinta-feira, 1º de agosto, o projeto ‘Agosto Dourado’, estratégia que pretende oferecer maior visibilidade às ações de promoção ao aleitamento materno. O lançamento aconteceu durante a cerimônia de abertura da programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno, realizada na Maternidade Moura Tapajóz, bairro Compensa, e que, até o dia 7 de agosto, irá promover, por meio das Unidades de Saúde, uma série de ações de incentivo e apoio à amamentação.

Durante o evento, a chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, Ivone Amazonas, explicou que o ‘Agosto Dourado’ será utilizado no mesmo modelo do ‘Outubro Rosa’, movimento que promove a visibilidade das ações de prevenção ao câncer de mama. “O mês de agosto já é utilizado para a realização das ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno, sendo um momento de luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada é utilizada por que consideramos que a amamentação é o padrão de ouro para a alimentação infantil”, destacou Ivone Amazonas.

O projeto do ‘Agosto Dourado’ já foi encaminhado à Câmara Municipal de Manaus (CMM) e deve entrar na pauta de discussão no mês de setembro para que seja incluído, definitivamente, no calendário oficial de eventos do município de Manaus, já no próximo ano.

A cerimônia também realizou a entrega de certificados da WABA (rede mundial de organizações e indivíduos que acreditam que a amamentação é um direito de todas as mulheres e crianças e dedicam-se a proteger, promover e apoiar esse direito) para 57 Unidades Básicas de Saúde, para os cursos de medicina e odontologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), para o curso de medicina da Uninilton Lins, para o curso de Nutrição da Uninorte e para a Cooperativa de Enfermeiros Obstetras do Amazonas.

Discussão

A Semsa realizou, ainda, nesta quinta-feira, uma mesa redonda abordando o tema ‘Manaus em ação: reduzindo a Morbidade e Mortalidade Infantil’, com a apresentação do panorama atual da Saúde da Criança no município de Manaus e sobre ‘Prematuridade e amamentação’.

A mesa redonda contou com a participação do médico pediatra e neonatologista Luís Alberto Mussa Tavares, que destacou a importância do aleitamento materno e do apoio da sociedade às mães de filhos prematuros. “Cerca de 10% das crianças brasileiras nascem prematuras, com menos de 37 semanas. São 300 mil crianças prematuras a cada ano no Brasil e 15 milhões em todo o mundo. Por isso, é importante que a sociedade esteja preparada para oferecer às mães que amamentam um apoio ‘próximo, contínuo e oportuno’, atendendo às necessidades clínicas, emocionais e sociais dessas mulheres”, ressaltou Luís Mussa.

Programação

Também como parte da Semana Mundial de Aleitamento Materno, uma equipe de profissionais da Semsa, acompanhadas do médico Luís Mussa, irá visitar na sexta-feira, dia 2, as comunidades de Nossa Senhora do Livramento e Nossa Senhora de Fátima, no Distrito de Saúde Fluvial, para executar as filmagens para a produção de um  documentário com o objetivo de registrar as especificidades da amamentação das mulheres que vivem em áreas ribeirinhas, identificando as dificuldades e as redes de apoio existentes.

As ações da Semana de Aleitamento Materno seguem até o dia 07 de agosto e as Unidades de Saúde da Semsa, Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), maternidades e bancos de leite humano estarão realizando ações de incentivo à amamentação para a população.

Assessoria de Comunicação – SEMSA
Reportagem: Eurivânia Galúcio
Diretoria de Comunicação: Lúcia Cordeiro
(92) 3236-8315