Como prevenção ao mês das chuvas, Prefeitura de Manaus realiza manutenção de galerias pluviais do bairro Dom Pedro

04/04/2023 12h50

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realiza manutenção nas galerias de águas pluviais do bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste. As equipes atuam no local após mapearem redes danificadas e obstruídas e intensificam, nesta terça-feira, 4/4, os trabalhos preventivos às fortes chuvas características do mês de abril.

Na avenida Antônio Raposo Tavares, o rompimento da rede de drenagem provocou uma erosão e, consequentemente, o afundamento lateral da via. Os tubos danificados estão sendo substituídos por manilhas em concreto, uma tecnologia mais moderna e de maior durabilidade.

Conforme a engenheira responsável pelas obras, Socorro Diniz, a alta das chuvas era marcada por alagamentos provocados pelo inadequado escoamento das águas pluviais nas ruas e avenidas do bairro. “Agora, mesmo com o volume de chuva acima da média, essas intercorrências têm diminuído, graças ao trabalho preventivo realizado pela Seminf”, afirmou Socorro.

“Diariamente desenvolvemos serviços de limpeza, desobstrução, recuperação e reconstrução das tubulações de águas pluviais, a fim de proporcionar o escoamento da água das chuvas, como determina o prefeito David Almeida e o secretário de Obras, Renato Junior. Intensificamos as ações e atuamos de maneira planejada, priorizando as obras emergenciais”, complementou a engenheira.

Outra frente de obras está na rua César Emir Duarte, onde o foco do trabalho é recuperar a rede de drenagem que rompeu devido à sobrecarga de uma ligação clandestina de esgoto. As equipes estão desfazendo a canalização irregular e trocando as peças danificadas da galeria subterrânea, que tem a finalidade de comportar exclusivamente as águas das chuvas.

Na rua Antônio Lobo Sobrinho, o fluxo intenso de águas provocou o desanelamento dos tubos. As equipes fazem o realinhamento para garantir o escoamento correto das águas pluviais.

As obras serão finalizadas com os serviços de reaterro, recuperação asfáltica e implantação de meio-fio e sarjeta nos trechos atingidos.

Em paralelo aos 17 distritos de obras espalhados na cidade, que realizam serviços de infraestrutura, o programa “Asfalta Manaus” segue recapeando as vias da cidade, com a meta de asfaltar 10 mil vias.

Texto – Valesca Martins / Seminf

Fotos – Divulgação / Seminf