‘#SouManaus Passo a Paço 2023’, autossustentável financeiro e ambientalmente

27/08/2023 11h18

O “#SouManaus Passo a Paço 2023”, que acontece de 5 a 7 de setembro, já é o maior festival de artes integradas da região Norte, um dos maiores do País, e neste ano conta com uma grande novidade: o evento será autossustentável, financeiro e ambientalmente.

Os patrocínios, de empresas locais, nacionais e de até multinacionais, custearão os cachês dos artistas – uma atração internacional, o DJ David Guetta, as atrações nacionais, locais e boa parte da infraestrutura do festival, que acontece ao longo de três dias.

Por intermédio de edital, a empresa vencedora pagou cota de R$ 2 milhões para ter direito a comercializar 2,5 mil ingressos de frente para os dois palcos principais do evento (front stage) e dos 44 camarotes, de um total de 80 mil que os dois espaços comportam, sendo todo o restante gratuito, que pode ser adquirido na troca por garrafas PETs ou por um quilo de alimento não perecível.

Somado a essa receita, os demais patrocínios, de empresas locais, bancos e corporações multinacionais, contribuem para que o evento se pague, sobretudo, com relação aos cachês dos artistas e em parte da estrutura do evento (palcos, iluminação, sonorização).

Selo verde

Além disso, a preocupação ambiental do prefeito David Almeida fará com que o #SouManaus 2023 também garanta a compensação ambiental aos impactos gerados por um evento desse porte.

A iniciativa concede ao festival o Selo de Sustentabilidade BMV, empresa referência nessa área.

A estimativa de impacto ambiental será compensada com o apoio ao desenvolvimento sustentável de quatro áreas de preservação na Amazônia, onde vivem agricultores familiares.

Dessa forma, a compensação feita pela prefeitura ajudará na manutenção de 27 serviços ecossistêmicos, dentre eles: 3.881.58 m² de vegetação nativa; 1.749/unidades de hectares de espécies da fauna; 546/unidades de hectares de flora; além de 101.72 metros cúbicos (m³) de madeira.

Texto – Divulgação / Semcom
Foto – Divulgação / Semmas