Prefeitura lança programa para estimular a sustentabilidade no ambiente de trabalho na Semad

13/06/2023 17h05

A Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), da Prefeitura de Manaus, lançou, na manhã desta terça-feira, 13/6, no auditório da Casa Militar, na avenida Compensa, nº 770, Vila da Prata, zona Oeste, o programa “Semad Mais Sustentável”. A proposta é estimular os servidores da secretaria a adotarem medidas visando a economicidade e preservação do meio ambiente, conforme meta estabelecida no programa de governo do prefeito David Almeida.

Durante a abertura, o titular da Semad, Ebenezer Bezerra, informou que a ideia do programa é estimular, nos servidores, a prática do “fazer mais, com menos”, como por exemplo, evitar o uso desnecessário de impressoras e o consequente o consumo de papel.

“Esse é um programa que está começando na Semad, mas que pode vir a ser adotado em toda a estrutura da prefeitura. E é uma meta do prefeito David Almeida alcançar esses objetivos, que são a eliminação do uso de papel e de copos descartáveis, a redução significativa no consumo de água e energia, o descarte correto dos resíduos e a adoção do sistema 8S, que é ainda mais amplo do que o 5S. São medidas que, além de contribuir com o meio ambiente, vão trazer muito mais qualidade ao ambiente de trabalho”, destacou o secretário.

O lançamento do programa, elaborado pela equipe do Departamento de Planejamento (Depla) da Semad, contou com a parceria das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), que doou mudas de plantas que foram distribuídas entre os servidores; e de Limpeza Urbana (Semulsp), com a equipe de Educação Ambiental; e da empresa Águas de Manaus.

“Esse programa foi idealizado pelo secretário Ebenezer, que é um entusiasta da melhoria contínua e que defende a observação permanente do nosso ambiente de trabalho, para que tenha as condições ideais ao desenvolvimento das atividades da secretaria. A implementação dos projetos previstos pelo ‘Semad Mais Sustentável’ deverá resultar na redução de custos, cujos recursos poderão ser aplicados em outras necessidades da gestão”, explicou o diretor do Depla, Enã Assan.

Texto – Sandra Monteiro / Semad
Fotos – João Viana / Semcom