Prefeitura realiza Seminário em Diagnóstico e Manejo da Tuberculose em Adultos

14/08/2018 16h00

Com o objetivo de requalificar profissionais de saúde da Atenção Primária sobre tuberculose, a Prefeitura de Manaus iniciou nesta terça-feira, 14/8, o Seminário em Diagnóstico e Manejo da Tuberculose em Adultos. A capacitação foi realizada no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), no Dom Pedro, zona Centro-Oeste, e tem encerramento nesta quarta-feira, 15/8.

14.08.18 Seminário atualiza diagnóstico e manejo clínico da tuberculose.

A capacitação faz parte das diretrizes do Plano Estratégico Manaus 2030, instituído pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, que apresenta, entre as metas, a redução da mortalidade pela Tuberculose. A capacitação é para profissionais de saúde, médicos e enfermeiros que trabalham na Atenção Primária da rede municipal, estadual, privada e de municípios adjacentes, acerca do manejo clínico do paciente com tuberculose de acordo com a atualização do Manual do Manejo Clínico da Tuberculose lançado pelo Ministério da Saúde.

“Manaus faz parte do ranking de cidades com maior número de casos da doença no país e, buscando diminuir esses números, é necessário capacitar profissionais que lidam diretamente com o público, tratam de casos específicos e precisam estar atualizados quanto às formas de tratar e prevenir a tuberculose”, afirmou o secretário municipal de saúde, Marcelo Magaldi.

As mudanças quanto ao tratamento clínico da doença foram instituídas por um comitê técnico assessor que, anualmente, discute as diretrizes, por meio do qual as atualizações são passadas para o Ministério da Saúde, que inclui em seu protocolo e passa para o Programa de Controle da Tuberculose.

“É através das ações do Programa que essas atualizações são levadas a cada servidor, capacitando os profissionais da Atenção Primária e oferecendo melhor qualidade de vida à população”, disse o gerente de Vigilância Epidemiológica da Semsa, Jair Pinheiro.

O diagnóstico da doença é feito a partir do exame de escarro, disponível em mais de 90 postos de coleta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital.

Texto: Jade Leite/Semsa

Fotos: José Nildo/Semsa