Prefeitura de Manaus comemora 10 anos do programa de Residência Médica da Família

Por Prefeitura de Manaus

25/05/2022 15h02

Icone audio

A Prefeitura de Manaus realizará o “I Seminário Municipal de Medicina de Família e Comunidade: 10 Anos do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade (PRMMFC)”, nesta sexta-feira 27/5, na Escola de Saúde Pública (Esap),  vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

 

 

 

O evento marca os 10 anos do programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, que ao longo de sua  primeira década já formou 51 especialistas.

 

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, destacou que o seminário será um espaço para reflexão sobre a importância da qualificação dos profissionais médicos para o atendimento integral, continuado e abrangente aos usuários do SUS em Manaus.

 

“Os médicos que passam pelo programa de Medicina de Família e Comunidade saem mais fortalecidos e qualificados para desempenhar seu papel na comunidade. É uma experiência que habilita esses profissionais para o cotidiano da Rede de Atenção Primária do SUS, que tem um papel primordial para a promoção da saúde da população”.

 

O evento contará com a participação de médicos  residentes e egressos do PRMMFC/Semsa, além de coordenadores dos cursos de medicina das instituições de ensino de Manaus, internos do curso de medicina, acadêmicos participantes da Liga Amazonense de Medicina de Família e Comunidade, profissionais e gestores da Rede Municipal de Saúde, representantes da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES/AM), Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems/AM), Conselho Regional de Medicina do Amazonas (CRM/AM) e Comissão Estadual de Residência Médica (Cerem/AM).

 

Também participam do seminário, a presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Zeliete Linhares Leite Zambon, que abordará o tema  “O papel da Residência em Medicina de Família e Comunidade na formação profissional para o SUS”.

 

Um dos pontos altos do evento será a  homenagem aos atores sociais  que contribuíram para a consolidação da Medicina de Família e Comunidade no Amazonas.

 

— — —

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Foto – Camila Batista / Semsa