Iniciativas exitosas da Prefeitura de Manaus são apresentadas na ‘Mostra Amazonas, aqui tem SUS’

Por Prefeitura de Manaus

25/04/2023 19h48

Icone audio

A Prefeitura de Manaus marcou presença na 4ª “Mostra Amazonas, Aqui Tem SUS”, evento coordenado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems/AM), com a apresentação de três trabalhos realizados pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). 

O evento, que acontece na Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, reúne iniciativas no campo da saúde de todo o estado do Amazonas e será concluído nesta quarta-feira, 26/4, quando os trabalhos vencedores serão anunciados.

O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, destacou que a mostra é um incentivo para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS), e que os três trabalhos apresentados pela Semsa são experiências ricas e exitosas para a melhoria do atendimento à população.

“São iniciativas que não exigiram grandes investimentos ou grandes ferramentas tecnológicas, mas que inovam porque melhoram processos de trabalho. São experiências que nascem dos desafios da gestão da saúde nos territórios e que têm aplicabilidade prática, com resultados significativos. O evento é o momento de compartilhar dessas experiências de sucesso. As equipes da Semsa estão de parabéns pelos trabalhos”, assinalou.

A Semsa concorre com três trabalhos: “Projeto cuida(dor) saúde mental em cena através da educação permanente em saúde na USF Vila da Prata”, que foi inscrito por Karla Ferreira de Lima; “Agente Indígena de Saúde – Rede Viva do Distrito de Saúde Norte, em Manaus-AM”, inscrito por Aline Aparecida Ferreira Artini; e “Concepção e construção do Glenda, o dashboard de atenção à gestante de Manaus-AM”, inscrito por Gleina Oliveira de Assis.

Para a coautora e apresentadora do projeto “Cuida(dor) Saúde Mental em Cena Através da Educação Permanente em Saúde na USF Vila da Prata”, Gabriele Figueiredo, a experiência na unidade de saúde da zona Oeste tem uma contribuição significativa porque inverte o olhar sobre a saúde, que é encarada do ponto de vista do usuário e muitas vezes ignora o cuidador.

“O cuidador também é um usuário, que precisa ser acolhido. Nosso projeto dá voz a essas pessoas que cuidam, mostrando suas dificuldades. Nosso objetivo é reconhecer esse cuidador, que precisa se sentir mais forte para cuidar do outro”, destacou.

Suelen Ferreira, diretora da USF Vila da Prata, disse que a apresentação do projeto na mostra estadual foi um momento especial que coroou todo um processo de reconhecimento dos servidores que atuam no estabelecimento de saúde que ela gerencia.

“O projeto mostra o quanto a escuta é importante, porque permite que os servidores se sintam valorizados, reconhecidos pelo trabalho que desempenham.  Ficamos felizes por divulgar essa iniciativa”, assinalou.

No total 89 propostas, inovadoras dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) concorrem a 10 vagas na etapa nacional “Brasil, aqui tem SUS”, coordenada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), marcada para o mês de julho.

— — — 

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Foto – Guilherme Silva / Semsa