Ações psicossociais e de educação da Manaus Previdência beneficiaram mais de 1,7 mil segurados em 2023

Por Prefeitura de Manaus

04/01/2024 10h47

Icone audio
Programa Feliz Vida Nova da Manaus Previdência
#paratodosverem – Servidores da Manaus Previdência e aposentados e pensionistas reunidos na sede da autarquia

O atendimento da Manaus Previdência aos aposentados, pensionistas e servidores ativos da Prefeitura de Manaus e Câmara Municipal de Manaus (CMM) vai além da concessão de benefícios, e atua com ações que acolhem, capacitam, informam e promovem a qualidade de vida. Em 2023, 1.715 pessoas foram atingidas pelas 98 ações dos seis projetos psicossociais e de educação previdenciária coordenados pela autarquia.

Para abranger aposentados, pensionistas, gestores públicos e agentes previdenciários, a Manaus Previdência criou os projetos: Orientação para Aposentadoria (Prepara Prev), o Manausprev Itinerante, o Feliz Vida Nova, Pensando o Futuro, Vitalidade e o Acolher.

“As atividades foram pensadas como forma de munir os participantes com informação de qualidade, capacitá-los, envolvê-los com ações que auxiliam no cuidado ao corpo e à mente, além de acolher, inclusive, psicologicamente, os novos beneficiários, seja devido à nova fase de vida que é a aposentadoria ou pela perda de um ente querido. A gente também qualifica os agentes previdenciários, o que promove assertividade e celeridade ao processo de aposentadoria ou pensão”, explica a diretora de Previdência da autarquia, Ana Silvia Domingues.

Prepara Prev

O Programa de Orientação para Aposentadoria (Prepara Prev), atingiu 166 servidores em fase de pré-aposentadoria, ou seja, a dois anos de completar os requisitos para a obtenção do benefício. Visa sensibilizar quanto à importância da vivência da aposentadoria com qualidade e planejamento.

A abordagem possui eixos de cidadania, direitos e deveres; de economia com tópicos sobre organização financeira; saúde; área psicossocial; entre outros assuntos pertinentes que preparam o participante para a nova fase.

Manausprev Itinerante

O programa Manausprev Itinerante compartilha e dissemina informações técnicas e jurídicas sobre a previdência do servidor público, e neste ano contou com 1.004 participantes em 23 ações.

São realizados encontros, palestras e cursos aos servidores que atuam nos setores de Recursos Humanos e de Gestão de Pessoas dos órgãos municipais.

Nas atividades são abordados assuntos que proporcionam conhecimento prévio para uma aposentadoria segura, como as regras existentes, formas de cálculo e reajustes, além de treinamentos no Sistema Previdenciário (Sisprev), sobre atendimento previdenciário especializado, simulações de aposentadorias e atendimentos individualizados.

Programa Vitalidade

O Vitalidade é voltado a aposentados e pensionistas com intuito de abordar nuances da vida pós-concessão do benefício. Em 2023, 301 pessoas participaram da iniciativa com 23 atividades sensíveis aos efeitos da aposentadoria, que na maioria dos casos ocorre juntamente com o processo acentuado do envelhecimento natural e uma série de transformações biopsicossociais.

São ofertados cursos (idiomas e informática), palestras (cidadania e planejamento financeiro), oficinas (canto, artesanato, dança, beleza estimulação cognitiva) e atendimento às demandas do público-alvo (ação coletiva em saúde, emissão de credencial de estacionamento do idoso e resolução de pendências relativas às contas de água e luz).

Os pensionistas adolescentes que estão prestes a vivenciar a suspensão do benefício em uma fase ainda de construção de alicerces profissionais e pessoais, também são atingidos pelo Vitalidade. O foco neste caso é amenizar as fragilidades dos segurados jovens, o que salienta a responsabilidade social da Manaus Previdência, juntamente com a realização do projeto “Pensando o Futuro”.

Pensando o Futuro

Neste projeto premiado nacionalmente, a Manaus Previdência busca preparar os pensionistas adolescentes, com idade entre 14 e 21 anos incompletos, para a cessação da pensão por morte. São apresentadas alternativas para o desenvolvimento pessoal e profissional. A ação beneficiou 32 jovens em 2023.

Além dos adolescentes, seus pais e/ou responsáveis participam de encontros em que são abordados temas como mercado de trabalho, carreira profissional, planejamento das despesas e a importância do apoio familiar, além de um treinamento no laboratório de Inclusão Digital da autarquia, sobre elaboração de currículo profissional.

Feliz Vida Nova

Por meio deste programa, a Manaus Previdência acolhe e integra os novos aposentados em uma atividade informativa e lúdica, contribuindo com a adaptação a essa nova etapa da vida. Em 2023, quatro ações envolveram 85 beneficiários.

Os participantes são capacitados sobre a estrutura e o funcionamento da Manaus Previdência, direitos e deveres dos aposentados, serviços e atividades ofertados pela autarquia e outras instituições que compõem a rede de atendimento à pessoa idosa.

Na ocasião, os participantes recebem homenagem pelos anos de serviços prestados à população, e uma placa é entregue a cada um. Além disso, é fornecido um kit contendo panfleto informativo sobre a autarquia e a rede de serviços socioassistenciais da cidade de Manaus, e o calendário de pagamento dos aposentados.

Acolher

O Acolher também é um projeto nacionalmente premiado. Criado pela Manaus Previdência, é um grupo de apoio ao luto, voltado aos pensionistas que tiverem o benefício de pensão por morte deferido, aos aposentados e também aos servidores ativos, que sofreram perdas por morte de familiar.

Em 2023, 127 pessoas foram acolhidas pelo suporte psicológico que auxilia no processo de luto de forma mais equilibrada e saudável. A ação também orienta acerca da rede socioassistencial, escutas emergenciais no momento da formalização do pedido de pensão e encontros semanais nos grupos de apoio, cuja condução é feita por uma psicóloga da Manaus Previdência.

Todos os projetos terão continuidade em 2024 e receberão ajustes para contemplar ainda mais pessoas. O calendário de ações inicia na segunda quinzena de janeiro e o meio de participar será divulgado nas redes sociais https://www.instagram.com/manausprevidencia/https://manausprevidencia.manaus.am.gov.br/.

— — —

Texto – Renata Felix / Manaus Previdência

Fotos – Divulgação / Manaus Previdência