Prefeitura destaca importância da saúde bucal em atividade lúdica para estudantes da zona Norte

19/10/2023 20h08

As ações de prevenção de doenças que comprometem a saúde bucal foram reforçadas pela Prefeitura de Manaus em uma atividade lúdica realizada na escola municipal Irmã Zenir de Castro Alves, localizada no bairro Novo Aleixo, zona Norte, nesta quinta-feira, 19/10. Os pequenos alunos da instituição de ensino participaram da apresentação teatral educativa que explorou o tema “Hábitos Saudáveis de Higiene Oral”.

Articulada entre as secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Educação (Semed), a ação foi viabilizada por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), realizado pelas duas secretarias com o objetivo de promover conhecimento sobre as formas de prevenção, promoção e atenção à saúde. As equipes de saúde também distribuíram kits de saúde bucal compostos por escova de dentes, creme e fio dental e folheto orientativo para as crianças.

A cirurgiã-dentista Miele Gonçalves de Mesquita, que atua na unidade N-58, participou da programação e enfatizou que a ludicidade tem um papel essencial na assimilação de conhecimentos pelas crianças. Para Miele, a busca de metodologias que unem entretenimento, fantasia e conhecimentos sobre saúde apresentam resultados significativos na adoção de medidas preventivas, que garantem o desenvolvimento saudável dos dentes.

Hoje, a gente preparou uma peça, que de forma breve, evidenciou a importância de ter bons hábitos para garantir a saúde bucal. Tudo foi apresentado de forma divertida, colorida, privilegiando o jogo, a brincadeira. Praticamente toda a equipe da N-58 se envolveu. E as crianças se divertiram e compreenderam conceitos que se fossem transmitidos de outra forma, não seriam assimilados facilmente”, destacou.

Além da facilidade em compreender e adotar ações de prevenção, o Teatro Educativo teve um impacto que irá extrapolar o espaço escolar, na análise da gestora da escola municipal Irmã Zenir de Castro Alves, Márcia Coelho.

“A partir do mundo concreto que cerca as crianças, desenvolvemos uma brincadeira que estimula o conhecimento, incentiva a autonomia e reforça a capacidade de fazer boas escolhas com relação à alimentação, à sua higiene diária. São conhecimentos incorporados à rotina dos pequenos que levarão essas informações para a sua família. Eles levarão esses ensinamentos para a vida inteira”, assegurou a gestora.

A estudante Maria Izabel Vieira de Almeida, que estuda no quinto ano da escola, disse que ficou feliz com a apresentação e reforçou a importância da escovação para manter os dentes saudáveis.

“Vamos escutar nossas mães. Ninguém quer ter um sorriso feio, né gente. Então, é preciso cuidar bem dos dentes, escová-los sempre, principalmente depois de comer doces”, aconselhou.

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Fotos – Alexandre Pinheiro / Semsa