Obras do ‘Nosso Centro’ recebem visita técnica para ações de trânsito, tráfego e estacionamento no complexo e entorno

24/02/2024 15h19

#paratodosverem acessos ao complexo sendo vistoriados

Com mais de 95% das obras concluídas pela Prefeitura de Manaus, a primeira etapa do “Nosso Centro” recebeu, neste sábado, 24/2, visita técnica de equipes do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e do sistema Zona Azul.

A reunião teve como foco a organização e o ordenamento do sistema viário, de trânsito, tráfego e estacionamento no complexo e entorno. As obras do programa municipal, que estão promovendo a reabilitação do importante território da capital, tem projeto arquitetônico do Implurb e recursos investidos do Tesouro municipal.

Segundo o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, a reunião dá sequência às tratativas e ações para a futura inauguração do mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello e largo de São Vicente.

“Tratamos da questão dos estacionamentos para o funcionamento e operações do complexo, reunindo o IMMU, a agência reguladora e a empresa responsável pelo Zona Azul, para definir parâmetros, conceitos e necessidades, além de prestar serviço para os futuros visitantes, com tranquilidade e segurança, inclusive com reforço da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e Guarda Municipal. A gente tem mais ou menos 140 vagas de estacionamento neste perímetro”, comentou Valente.

A área da praça Dom Pedro II está passando por readequação para poder receber ônibus e micro-ônibus de turismo. “Estas tratativas são indutoras de todo o procedimento e na próxima semana vamos detalhar projeto, ocupação, pintura de sinalização e uma série de detalhes executivos para que no dia da inauguração esteja tudo a contento”, falou o diretor-presidente.

Sinalizações viárias verticais e horizontais devem ser executadas e instaladas na primeira quinzena de março, segundo previsão do IMMU.

Conforme o diretor do Departamento de Sinalização Viária do IMMU, José Eduardo Siqueira, as áreas de trânsito serão no sentido da rua Bernardo Ramos saindo pela 7 de Setembro e também pela rua Vivaldo Lima saindo para a 7 de Setembro. No largo haverá passagem apenas de pedestres.

“Essas ruas terão o Zona Azul para facilitar o estacionamento a quem for até o mirante Lúcia Almeida e entorno. E no mirante vamos ter as vagas para PcDs e idosos com exclusividade, bem na frente do edifício. E todo o perímetro, desde a praça Dom Pedro II, terá estacionamento e sinalização de acordo”, afirmou.

Píer turístico

Além das três obras, uma quarta completa o complexo, um inédito píer turístico. Assim, a prefeitura estará atendendo a população e o trade turístico, proporcionando uma estrutura única com segurança, comodidade e área adequada para receber os operadores de passeios turísticos. “O prefeito David Almeida tem muito orgulho de estar aportando recursos nesta grande mudança sobre a importância do centro de Manaus”, completou o diretor-presidente do Implurb.

Largo

O programa de reabilitação da prefeitura fez a desapropriação de seis imóveis que estavam abandonados no local, mantendo a ambiência do entorno. O antigo prédio, que funcionou como sede da extinta Companhia Energética do Amazonas (Ceam), será o primeiro espaço público vertical da cidade, dentro da revitalização do Centro.

Texto e Fotos – Claudia do Valle / Implurb