Ageman, Procon Manaus e Águas de Manaus alinham parceria em prol dos consumidores

16/01/2024 15h52

Encontro de planejamento
#paratodosverem – Representantes da Ageman, Procon Manaus e Águas de Manaus durante encontro de alinhamento em prol dos consumidores

Representantes da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), do Procon Manaus e da concessionária Águas de Manaus estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira, 16/1, para traçar um cronograma de ações com o objetivo de orientar e conscientizar os usuários dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário sobre os direitos e deveres enquanto consumidores.

Durante o encontro, que contou com a participação do diretor-presidente da Ageman, Elson Ferreira; da presidente do Procon Manaus, Onilda Abreu; do Ouvidor da Ageman, Cláudio Falcão; da diretora jurídica da Ageman, Priscila Feitoza; e do gerente jurídico da empresa Águas de Manaus, Roberto Moraes, foi destacado que o trabalho de parceria entre as instituições é de extrema importância para a solução das demandas que afetam os usuários dos serviços públicos.

“Não podemos sair passando o trator em cima da concessionária. Queremos compreender o problema e trabalhar juntos. A população é quem ganha quando a gente consegue estabelecer uma relação amigável com todas as partes. Nós sabemos que há problemas, mas quando a empresa demonstra boa vontade para solucionar as demandas, a gente evita que o problema se arraste por mais tempo e é justamente esse consenso que eu defendo e que, ao final, sabemos que é a melhor solução”, disse Onilda.

O diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade, informou que mesmo sendo alvo do maior número de reclamações, as questões envolvendo o saneamento básico, têm recebido um tratamento prioritário. “Fechamos o ano de 2023 com 93% das demandas de saneamento resolvidas e isso demonstra o compromisso da concessionária em resolver as questões que chegam na nossa Ouvidoria”, afirmou.

Uma das atividades que deverão ser realizadas neste ano, a fim de auxiliar os consumidores na solução das demandas são os mutirões de atendimento e a capacitação dos atendentes do Procon Manaus, de forma que eles tenham a oportunidade de conhecer melhor como se dá o serviço de abastecimento de água e o de esgotamento sanitário na cidade e, com isso, prestar os devidos esclarecimentos aos consumidores durante eventuais surgimentos de dúvidas.

“Nos colocamos à disposição, inclusive para que eles possam conhecer as etapas de todo o nosso trabalho e com isso compreender como todo o processo acontece, desde a captação, passando pelo tratamento e distribuição. Fizemos isso no ano passado com os servidores da Defensoria, do Procon Amazonas, e foi bastante esclarecedor”, destacou o gerente jurídico da empresa Águas de Manaus, Roberto Moraes.

Ao final, os representantes da Prefeitura de Manaus, reforçaram o convite para que a empresa Águas de Manaus participe das ações do projeto “Manaus Mais Cidadã” que leva diversos serviços públicos e de cidadania aos moradores de bairros e comunidades da capital. A próxima edição acontece neste sábado, 20/1, na escola municipal São Sebastião, na Vila do Puraquequara, no bairro Puraquequara, zona Leste.

Texto e fotos – Tereza Teófilo / Ageman