Prefeitura inicia ‘Defesa Civil na Escola’ para ensinar noções sobre técnicas de primeiros socorros a alunos da rede municipal

04/10/2023 17h28

Como parte das ações da Semana Internacional para a Redução do Risco de Desastres Naturais, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), deu início, nesta quarta-feira, 4/10, às atividades do projeto “Defesa Civil na Escola”.

A iniciativa tem o objetivo de levar, por meio de palestras e noções técnicas, informações básicas a estudantes sobre primeiros socorros, meio ambiente e procedimentos da Defesa Civil. A ação contemplou, neste primeiro dia, 23 alunos da escola municipal Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, na comunidade  Grande Vitória, bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste da cidade.

Sob a coordenação da ouvidora-geral e do assessor institucional da Semseg, Thaís Rodrigues e Ariomar Nobre, o encontro teve início às 7h30, com explanação sobre o papel da Defesa Civil e orientações sobre serviços desenvolvidos pela pasta. Parceiros do projeto, agentes do grupo Suçuarana, entidade civil especializada em treinar e aprimorar técnicas para buscas e salvamento em qualquer tipo de ambiente, também participaram da atividade.

“Nossa ideia é transformar esses alunos em agentes multiplicadores de informações, dentro da localidade onde moram. Primeiramente, tratamos a Defesa Civil no país, no estado e no município, com suas respectivas atribuições, para que eles pudessem entender como funciona o atendimento local às ocorrências feitas ao 199”, explicou Ariomar.

Os estudantes receberam instruções sobre como contribuir para a preservação do meio ambiente, abordando maneiras do consumo consciente de energia e água, descarte adequado de lixo, passando por outros temas, como prevenção a acidentes domésticos e noções básicas de primeiros socorros.

O ouvidor-adjunto da pasta, Luiz Guilherme Morais, também acompanhou o início das atividades do projeto. Pelo grupo Suçuarana estiveram presentes, o presidente nacional, Celso Roberto Ventura; o diretor regional da unidade em Manaus, Delcimar Viana Machado; Bianca Batista Barnabé, Alexandre Rutemberg Fonseca de Castro e Deucimar Freitas.

Para o estudante Carlos Lima da Silva, 10, aluno do 4º ano do ensino fundamental, o projeto foi muito importante para que os estudantes pudessem adquirir novos conhecimentos, principalmente sobre as atividades da Defesa Civil e primeiros socorros.

“Tenho um irmão mais novo, de 4 anos, e já vou poder compartilhar com ele o que aprendi. Gostei muito da dinâmica adotada. Eu interagi, respondi às perguntas e até fui premiado com uma blusa e boné do programa”, disse.

O projeto “Defesa Civil na Escola” é uma iniciativa da Semseg e conta com parceiros, como o grupo Suçuarana e as secretarias municipais de Educação (Semed); da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc; de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); e de Limpeza Urbana (Semulsp).

Programação

O projeto “Defesa Civil na Escola”, neste primeiro momento, irá contemplar escolas da rede pública de ensino situadas na zona Leste da cidade. Na quinta-feira, 5/10, será levado à escola municipal Francisco Nunes, na comunidade Bela Vista, bairro Puraquequara. Já na sexta-feira, 6, será apresentado a estudantes da escola municipal Aristóteles Comte de Alencar, no bairro Armando Mendes.

Os trabalhos serão retomados na terça-feira, 10, na escola municipal Professora Francisca Pergentina da Silva, no bairro Zumbi dos Palmares. As últimas palestras irão acontecer na quarta-feira, 11, na escola municipal Nossa Senhora das Graças, no bairro Colônia Antônio Aleixo, antecedendo o Dia Internacional para Redução de Desastres, celebrado no dia 13 de outubro.

Texto –  Geanne Fernandes / Semseg
Foto – Altemar Alcântara / Semseg