Prefeitura realiza ação emergencial no centro de Manaus e recupera sistema de drenagem danificado

12/04/2023 17h29

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), trabalha na recuperação da rede de drenagem profunda na rua Miranda Leão, no Centro, zona Sul da cidade. Devido ao rompimento da tubulação, parte do asfalto cedeu e uma cratera se formou na via. A área foi sinalizada e o serviço iniciado imediatamente nesta quarta-feira, 12/4.

A Secretaria de Obras atua no local com 12 funcionários, equipados com uma retroescavadeira e um caminhão trucado. Os tubos danificados foram substituídos por peças modernas em concreto que comportarão o fluxo de águas pluviais da área.

A resposta rápida na execução do serviço de reparo é uma determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Junior.

“Quando há rompimento na rede de drenagem, a água infiltra o solo e atinge a base do asfalto, até formar um buraco na via, provocando os alagamentos. A intervenção imediata é para atender esses sinistros decorrentes do rompimento das redes de drenagens, sobretudo neste período chuvoso”, explica Normam Mendonça, engenheiro responsável pela obra.

Após a substituição dos tubos, a área receberá o serviço de reaterro seguido de recuperação asfáltica.

Os 17 Distritos de Obras executam a manutenção, recuperação e desobstrução de drenagem, além de contenção de erosão e recuperação asfáltica. Em paralelo, o programa “Asfalta Manaus” segue recapeando as ruas da cidade, chegando à marca de 1.961 vias recuperadas na capital. A meta é chegar a 10 mil ruas da cidade.

Texto – Valesca Martins / Seminf

Foto – Márcio Melo / Seminf