Força-tarefa da Prefeitura de Manaus chega ao bairro São José para minimizar alagações causadas pelo igarapé do Aleixo

26/03/2023 18h36

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), inicia, neste domingo, 26/3, as obras emergenciais de desassoreamento no igarapé do Aleixo, localizado no bairro São José, zona Leste. O secretário de Obras, Renato Junior, vistoriou o andamento das obras e reuniu com moradores da área.

A equipe de engenharia da Seminf detectou que as ruas Rouxinol e Doutor José Lins são afetadas pelo transbordamento do igarapé do Aleixo, principalmente neste período chuvoso, em que o grande fluxo das águas, corroborado pelos lixos descartados de forma irregular na área, são um dos principais fatores para os alagamentos decorrentes no local.

“Neste momento, é crucial a ajuda e conscientização de vocês, moradores, para evitar o descarte irregular de lixo dentro do igarapé. A gente vê aqui que tem muito lixo acumulado e quando a forte chuva ocorre são esses mesmos lixos que impedem a passagem correta das águas, obstruindo o igarapé que transborda e causa as alagações. Todos os dias, o caminhão coletor passa nessas ruas”, explica Renato Junior, em conversa com os moradores.

As equipes realizam a dragagem do igarapé e, na sequência, irão executar a implantação de rip-rap em um trecho do leito do igarapé. A área está sob ameaça de desbarrancamento, por isso, na próxima semana, será feita a recuperação de uma ponte em madeira que foi afetada pelas fortes chuvas na rua Doutor José Lins.

“A situação é difícil e de muita calamidade. Famílias que perderam tudo. É muito sofrimento, mas toda a equipe está aqui de pé para tentar diminuir os danos, conforme determina o nosso prefeito David Almeida”, complementa Renato Junior.

A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) vai iniciar os trabalhos de retirada do lixo e limpeza no igarapé, além de panfletagem e ações de conscientização sobre o descarte correto do lixo doméstico.

Texto – Rayana Coutinho/Seminf

Fotos – Márcio Melo / Seminf