Prefeitura recebe notebooks do governo federal para dar celeridade à transmissão de dados da atenção básica de saúde

02/03/2023 15h19

A Prefeitura de Manaus recebeu do Ministério da Saúde 50 notebooks que serão utilizados por servidores de unidades terrestres, ribeirinhas e fluviais gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A entrega dos equipamentos é uma iniciativa que integra o Programa de Apoio à Informatização e Qualificação dos Dados da Atenção Primária à Saúde (Informatiza APS), do governo federal, que tem o objetivo de aperfeiçoar os serviços da rede básica de saúde de todo o país, apoiando as gestões para que a transmissão das informações dos usuários e os seus territórios seja mais rápida.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destacou que os notebooks serão um importante reforço no processo de tomada de decisões da gestão, porque a celeridade na transmissão de dados representa mais facilidade para ajustar a oferta dos serviços de saúde e geração de respostas rápidas às demandas do Distrito de Saúde Rural (Disar), que tem uma realidade diferente do cotidiano das unidades na área urbana da capital.

“As comunidades que são gerenciadas pelo Disa Rural têm demandas específicas, algumas são de difícil acesso e exigem uma postura diferenciada dos profissionais e dos trabalhadores da saúde. Nesse contexto, a rapidez da transmissão dessas informações para a sede da Semsa, que após avaliá-los e qualificá-los, segue com o repasse dos dados para o Ministério da Saúde, significa mais assertividade no atendimento das demandas da zona rural da capital. Os notebooks vão permitir que nossos serviços sejam aperfeiçoados. Estamos muito felizes com a chegada desses novos equipamentos”, assinala.

O diretor do Distrito de Saúde (Disa) Rural, Rubens Santos, explicou que os novos equipamentos irão ser utilizados na operacionalização de dados dos sistemas de informação: Esus PEC, Siscan, CNES, Imuniza Manaus.

“Todas as Unidades de Saúde do Disa Rural serão contempladas com os novos notebooks. São quatro unidades terrestres, três unidades ribeirinhas e duas bases de saúde fluviais, que são barcos que atendem as comunidades das calhas dos rios Negro e Amazonas. Esses equipamentos vão melhorar muito o nosso trabalho”, ressaltou Rubens Santos.

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa