Prefeitura de Manaus amplia ‘Diário Digital’ aos professores do ensino fundamental

24/07/2023 16h20

A partir do 3º bimestre, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), vai ampliar o “Diário Digital” para as turmas do 4º e 5º ano do ensino fundamental, envolvendo 44.727 estudantes e 2.479 professores da rede de ensino. A ferramenta foi desenvolvida pela empresa de Processamento de Dados do Amazonas S/A (Prodam) e substituiu o registro físico utilizado pelo docente.

Com o aparato tecnológico, o trabalho dos professores passa a ser feito de forma digital, como frequência, conteúdo ministrado, notas, indicação do aluno para prova de segunda chamada, recuperação paralela, conselho de classe, entre outras atividades pedagógicas.

Vale reforçar que o “Diário Digital” começou a ser usado no 1º bimestre de 2020, em 130 unidades de ensino, nas turmas do 6º ao 9º anos.

Para explicar como funciona a ferramenta a Semed realiza, a partir desta segunda-feira, 24/7, ao dia 8/8, um treinamento para o manuseio do novo suporte pedagógico aos educadores, na sede da pasta, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

A ferramenta permitirá ainda que o professor possa ter acesso, rapidamente, a relatórios gerenciais, que indicam automaticamente se um aluno alcançou a nota mínima exigida, de acordo com os parâmetros de desempenho pré-estabelecidos, além de agilizar o lançamento de frequência, conteúdo ministrado, agendamento de avaliações, lançamento de notas e conceitos. Este novo sistema permite ainda uma melhor avaliação do desempenho dos alunos.

De acordo com a chefe do Departamento Geral dos Distritos (DGED) da Semed, Orleanzio Lima, agora os professores vão poder emitir informações em tempo real para a Semed e, com isso, a rede vai poder verificar as demandas de alunos do 4º e 5º anos.

“Com o Dário Digital, quando o professor lança o conteúdo e a frequência do estudante, automaticamente, no mesmo dia, as escolas, o diretor, o secretário ou pedagogo vão emitir um relatório de nota de frequência, de conteúdo ministrado naquele momento. Então, nós vamos ter os resultados mais rápidos, em termos de frequência e de nota dos estudantes. Os educadores vão poder lançar as notas parciais, conforme eles vão realizando as avaliações e aí nós vamos poder saber as notas dos estudantes, quem está precisando de um reforço, alcançar a nota necessária para ser aprovado naquele bimestre”, disse Orleanzio.

O treinamento, também, foi direcionado para servidores da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural e Oeste da Semed. “Eu acho a proposta ótima porque vai melhorar o nosso trabalho. Claro que tem aqueles que ainda não tem experiência com a ferramenta, mas vai melhorar, no sentido que vai tornar o nosso trabalho mais rápido, dinâmico e prático”, afirmou Kelly dos Santos, educadora da escola municipal Maria Madalena Correa, da DDZ Oeste.

A professora Jane Silva, ficou feliz com a ampliação, porque na sua opinião o diário físico em pleno século 21 está obsoleto. “Eu vejo com bons olhos essa ampliação, porque o diário físico hoje está obsoleto. Já estava na hora acompanharmos essa evolução tecnológica. Então parabéns, vai continuar dando certo, porque essa ferramenta já está em uso na secretaria”, disse Jane.

Texto – Emerson Santos / Semed

Fotos – Matheus Perdiz / Semed