Núcleo Redenção do ‘Manaus Esportiva’ forma talentos do taekwondo

30/11/2023 15h28

#paratodosverem – Atletas amazonenses competindo no taekwondo

A Prefeitura de Manaus, por meio do programa “Manaus Esportiva”, coordenado pela Fundação Manaus Esporte (FME), oferece aulas gratuitas de várias modalidades em núcleos esportivos espalhados pela cidade. O Núcleo Redenção é destaque quando o assunto é taekwondo.

Os talentos mais recentes que iniciaram trajetórias vitoriosas na modalidade são Lucas Thomas e João Vitor Reis, ambos de 14 anos, que conquistaram medalhas em nível nacional neste mês. As aulas do espaço funcionam em parceria com a Associação Maquiné de Taekwondo.

Com auxílio do programa “Manaus Olímpica”, Lucas e João se classificaram pelos Jogos Escolares Estaduais e disputaram os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2023, que aconteceram em Brasília, de 28/10 a 8/11. Tetracampeão amazonense, Lucas foi medalha de ouro na série bronze, superando o favoritismo de outros centros.

“O taekwondo é um esporte que eu gosto muito, já pratiquei bastante, então sei o quanto é valorosa essa modalidade. Nós da FME ficamos em ver que os atletas de Manaus estão dando frutos por meio do projeto ‘Manaus Esportiva’. Temos professores capacitados e responsáveis. Seguimos o que determina o nosso prefeito David Almeida, que os jovens pratiquem esporte e tenham estrutura”, afirmou Aurilex Moreira, diretor-presidente da FME.

A viagem até a capital federal foi ainda mais especial para João Vitor, que pela primeira vez esteve em um avião na vida. Foram dois sonhos realizados, já que ele também assegurou a medalha de bronze na série prata. A dupla é treinada por Alice Evelin Silva, filha de Alair Maquiné, criador do projeto no bairro.

O Núcleo Redenção tem inscrições abertas para novos alunos dos naipes masculino e feminino, a partir dos oito anos de idade. As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 20h30. Os responsáveis interessados devem comparecer ao local com documento de identificação e declaração escolar para efetuar a inscrição.

“A coordenação apoia cedendo o espaço para os treinamentos e ajudando na medida do possível. O Alair (criador do projeto) não mede esforços, é um apaixonado pela modalidade, trabalhando de forma voluntária, já formou a filha dele, que o auxilia agora e está sempre formando campeões, como é o caso do Lucas e João, que não foram os primeiros e com certeza ainda virão muitos outros”, contou Vanderlea Moraes, coordenadora do Núcleo.

Texto e fotos – Divulgação / FME