Equipe apoiada pelo Manaus Esportiva conquista nove medalhas em torneio de ginástica artística

27/11/2023 19h17

#paratodosverem – Pequena ginasta conquista medalha na barra fixa

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Manaus Esporte (FME), participou do 14º Torneio de Ginástica Artística Afonso Nina, realizado nos dias 24 e 25 de novembro, na Vila Olímpica de Manaus. A FME competiu com 11 atletas do Núcleo Redenção, o único voltado para a ginástica artística no programa “Manaus Esportiva”, e conquistou nove medalhas.

Promovido pela Federação Amazonense de Ginástica (FAG), o evento reúne anualmente crianças de 7 a 14 anos de idade, e nesta temporada contou com a participação de mais de 100 atletas nas categorias mirim, pré-infantil e infantil.

No masculino, foram quatro medalhas de ouro e duas de prata, assegurando o primeiro lugar geral entre as equipes. Já no feminino, as meninas colocaram no peito duas medalhas de prata e uma de bronze.

“Todos são iniciantes, participaram pela primeira vez de uma competição. Estávamos treinando desde maio, na montagem das séries e ensaios. Foi uma fase de muito amadurecimento das crianças, que toparam o desafio e se empenharam muito nos ensaios, deram o melhor de si. Foi uma experiência que vai contribuir para o currículo deles. Na próxima competição eles já vão estar mais experientes e eu espero que o resultado seja melhor, mas como técnica fiquei muito satisfeita”, afirmou Elizabeth Martins, treinadora da equipe.

Muitas das crianças tiveram a primeira experiência em competições na vida. Após muito tempo de treinamento e dedicação, chegou o momento de mostrar as habilidades e técnicas. É o que explica Alessandra Reis, mãe de Arthur Miguel Reis, um dos medalhistas.

“Essa competição foi muito importante para as crianças do Núcleo Redenção. É uma forma delas colocarem em prática tudo o que vem treinando com a professora Elizabeth. É muito positivo na vida deles, inclusive na vida dos meus filhos. Ajudou muito no desempenho escolar e aqui em casa também. O mais importante é que faz bem para a saúde física e a saúde mental”, comentou.

As portas do Núcleo Redenção estão abertas para crianças que estejam interessadas em praticar ginástica artística. Os responsáveis devem comparecer ao local com documento de identificação e declaração escolar para efetuar a inscrição.

As turmas disponíveis são as seguintes:

Iniciantes

Segunda a quarta-feira – 9h às 10h