Alunos da rede municipal participam de City Tour nos espaços turísticos da capital

30/09/2016 17h15

citytourespub

Setenta e cinco alunos da Escola Municipal Desembargador Cândido Honório Ferreira tiveram uma sexta-feira de “turista” em Manaus. Os alunos participaram do “Dia de Turismo Pedagógico” e mergulharam no universo cultural dos museus, teatro, zoológico e mercado. A atividade encerrou a Semana do Turismo promovida pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Para a maioria, esse foi o primeiro contato com os patrimônios culturais e histórico de Manaus. “Eu nunca tinha vindo ao Paço e fiquei encantado com tudo que vi. Gostei muito da parte arqueológica e tenho certeza que tudo o que aprendi hoje será importante para meu futuro”, contou o estudante Luiz Henrique, 10 anos, ao participar do City Tour no Paço da Liberdade na manhã desta sexta-feira, 30.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), os alunos do 4º ano da Escola Municipal Desembargador Cândido Honório Ferreira puderam fazer o City Tour pelo Teatro Amazonas, Mercado Adolpho Lisboa, Palacete Provincial, Praia da Ponta Negra, Escola Estadual Dom Pedro II, entre outros.

Para o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, oferecer atividades além dos muros das escolas contribui para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos. “Isso permite que os alunos conheçam a nossa história e levem essa mensagem para seu circuito de convivência, disseminando essa prática cultural”, disse.

A professora Jozane Davi ressaltou que ensinar os alunos sobre os patrimônios históricos e culturais da cidade já faz parte da grade curricular, mas nada se compara à oportunidade de conhecer o patrimônio de perto.

“É completamente rico trazer as crianças nesse espaço, porque você só cuida de algo que você conhece e tem contato e eles estão tendo essa experiência”, disse a educadora, enfatizando ainda a importância de todas as escolas proporcionarem aos alunos a oportunidade de ter contato com os espaços históricos da capital.

O estudante Josias Freire, 10 anos, também ficou encantado com tudo o que viu no museu e disse que vai guardar todo o aprendizado na memória. “Para mim, conhecer a história desse museu é muito importante, e quando chegar na minha escola vou poder me dedicar mais e divulgar tudo o que aprendi hoje”, contou.

Semana do Turismo

A Semana do Turismo em Manaus iniciou suas atividades na última segunda-feira, 26, e mais de 340 pessoas participaram de oficinas, mesas-redondas, palestras, workshops e City Tour promovidos durante a semana. O evento é uma realização da Manauscult, com o objetivo de integrar estudantes, profissionais e admiradores do segmento a promover o turismo local.

Segundo o Diretor de Turismo da Manauscult, João Araújo, a Semana do Turismo não reuniu somente profissionais da área, mas também um público diversificado. “O evento teve como proposta reunir estudantes e profissionais com a finalidade de debater temas diversificados, promovendo a junção da teoria e prática, e acabou atraindo também outros interessados que não eram necessariamente do segmento”, afirmou.

Texto: Milena Soares

Fotos: Jhonata Marques / Manauscult

Assessoria de Comunicação da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult): 92 3215-4613