Com mais três edições, roteiro do ‘Vivendo o Nosso Centro’ amplia vagas para tour da prefeitura

16/10/2023 13h39

Com apenas mais três datas disponíveis, este ano, para o tour de educação patrimonial, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), em razão da grande procura, aumentou para 50 vagas disponíveis para participantes no roteiro. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia via formulário.

Os próximos roteiros do “Vivendo o Nosso Centro” vão acontecer nos dias 28 de outubro e 11 e 25 de novembro, encerrando as atividades de educação patrimonial em 2023. O tour acontece sempre aos sábados, entre 8h30 e 11h, percorrendo edificações, ruas e espaços de patrimônio e histórico na área central da cidade, fazendo um novo mergulho no programa “Nosso Centro”, executado pela prefeitura e lançado pelo prefeito David Almeida.

tour tem coordenação do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), com apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Amazonas, da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), e da Comissão Técnica para Implementação e Revitalização do Centro Histórico de Manaus.

A participação é feita mediante inscrição prévia, tendo como ponto de encontro na praça Dom Pedro II. Para os interessados em participar do programa, a equipe da Gerência de Patrimônio Histórico (GPH) faz a divulgação do link para as inscrições dez dias antes de cada sábado. O próximo link, para a visita do dia 28/10, será divulgado no Instagram, do Implurb, no dia 18 de outubro, às 12h.

A gerente de Patrimônio Histórico (GPH) do Implurb, arquiteta e urbanista Melissa Toledo, lembrou que as visitas estão mais consolidadas e com diversidade de público e formação. “O conhecimento consciente de uma sociedade quanto ao seu patrimônio cultural, arquitetônico, arqueológico e paisagístico, são vitais para o fortalecimento e a consciência em prol da preservação. O ‘Vivenciando o Nosso Centro’ ganha em quórum e vem cumprindo o papel de educação patrimonial, com fortalecimento das parcerias institucionais”.

O diretor de Planejamento Urbano do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, participa do tour guiado, mostrando a importância do programa, as intervenções que estão sendo realizadas e os eixos do trabalho, com foco em atrair mais vida, mais negócios e mais história para o território.

“Um desses eixos se encaixa exatamente nas visitas. É necessário se conhecer o Centro, a história, o que que ocorreu aqui nessa área e as intervenções que estão sendo realizadas para, lógico, vivenciar o espaço, ter este pertencimento. Por isso, o nome do programa ‘Nosso Centro’, porque ele é uma construção coletiva, é de todos”, afirmou.

O arquiteto lembrou que, a partir de dezembro, Manaus já começa a vivenciar a revitalização com o conjunto de obras sendo entregues, além de poder admirar o potencial natural às margens do rio Negro. “O programa visa promover essa interação entre a paisagem natural e o que pode ser construído”.

O circuito passa pelos pontos de obras, mas antes, seu início acontece na praça Dom Pedro II, seguindo para o Museu da Cidade de Manaus (Muma), no paço da Liberdade, e rua Bernardo Ramos. O grupo passa pelas primeiras intervenções do “Nosso Centro” e finaliza a visita com uma ida ao Palácio Rio Branco e à sede do Iphan-AM, localizada nos números 13 a 17 da travessa Dr. Vivaldo Lima, na área portuária da capital.

Em todos os pontos é feita contextualização histórica e arquitetônica com ênfase nos estilos e tipologias e, no caso das intervenções em curso pela prefeitura, a ênfase será no tipo de construção e adaptação ao novo uso.

Obras

A prefeitura realiza, atualmente, três obras urbanísticas no Centro, que estão previstas para serem inauguradas em dezembro deste ano: mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello e largo de São Vicente.

Próximas datas (sempre aos sábados)

Texto – Cláudia do Valle / Implurb
Fotos – João Viana/ Semcom