Contra a desinformação, a prática do jornalismo profissional

14/04/2023 18h23

Em tempos de tanta desinformação, nunca foi tão importante o ofício desempenhado pelo jornalista: apurar, ouvir todos lados envolvidos nos fatos e checar as informações levantadas para que a sociedade tenha acesso à informações de qualidade, capazes de influenciar positivamente na vida das pessoas.

Foi com essa defesa que o secretário municipal de Comunicação, Israel Conte, representou a Prefeitura de Manaus nas sessões especiais realizadas pela Câmara Municipal (CMM) e Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), nesta quinta-feira, 13/4, em homenagem ao Dia do Jornalista – comemorado no último dia 7.

O encontro na Aleam, intitulado Hoje a Notícia é Você!, foi marcado pela cordialidade e o diálogo franco entre o parlamento estadual e os jornalistas homenageados, representantes de emissoras, veículos e portais de comunicação amazonenses. A homenagem foi proposta pela deputada estadual Mayra Dias, com apoio da deputada Joana Darc.

Na Câmara, a propositura foi da vereadora Yomara Lins.

O secretário Israel Conte, ao ser homenageado pelo trabalho realizado na gestão da comunicação do Executivo municipal, discursou sobre a importância dos jornalistas  profissionais, comprometidos com a verdade, com a ética na apuração e produção da informação, voltada ao interesse público. A repórter da Semcom Beathriz Torres também foi homenageada, na CMM.

“Veio o fenômeno da internet e o acesso à informação foi popularizado. E mais que isso. Qualquer pessoa passou a poder produzir e veicular informação, seja por intermédio de um site, uma conta em rede social ou mesmo a partir de grupos de WhatsApp, e de forma instantânea. Mas ao mesmo tempo que democratizou, a internet também abriu espaço para uma ampla manipulação da realidade, ou seja, para a desinformação, que em muitos casos pode ser resumida como fake news. E a qualidade ficou em segundo plano. Produzir notícias, levar informação de qualidade ao público exige apuração dos fatos, a checagem e rechecagem dos dados e ouvir todos os lados envolvidos em uma história. E esse cuidado quem tem, por ofício, é o jornalista profissional. E essa é a missão que também desempenhamos todos os dias na Secretaria Municipal de Comunicação, na gestão do prefeito David Almeida”, ressaltou o secretário.

A vereadora Yomara Lins, vice-presidente da CMM, destacou o trabalho incansável exigido aos profissionais de comunicação. Na sua fala, a parlamentar levou uma palavra de incentivo aos jornalistas. “Não desistam diante das dificuldades. As vezes é preciso ignorar as críticas, as adversidades para seguir em frente e alcançar os objetivos”.

A deputada Mayra destacou o papel crucial do jornalista, de esclarecer, conscientizar e formar opinião.

“Hoje é um dia muito especial que estamos fazendo em alusão ao Dia do Jornalista. Eu como jornalista entendo completamente a nossa categoria, sei o quanto ela é importante para a sociedade, inclusive para informar a população de todos os assuntos de interesse público”.

Na avaliação do presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJP-AM), jornalista Wilson Reis, a homenagem reforça que o poder público cumpre seu papel com a democracia, por incentivar a prática do jornalismo profissional, comprometido com ética e a verdade.

“Nós temos o jornalismo praticado pela iniciativa privada e no serviço público. Ambos têm algo em comum: a necessidade da transparência e o compromisso com a verdade ao levar informações à população”, destacou o presidente do SJP-AM.

Texto – Divulgação / Semcom

Fotos – Aguilar Abecassis / Semcom