Equipe do cerimonial da Prefeitura de Manaus é homenageada na CMM

28/10/2023 11h54

#paratodosverem equipe do Cerimonial da Prefeitura de Manaus

A equipe de cerimonial da Prefeitura de Manaus foi homenageada durante sessão solene realizada na Câmara Municipal de Manaus (CMM), em alusão ao Dia do Cerimonialista, comemorado anualmente no dia 29 de outubro. Na cerimônia coordenada pela vereadora Yomara Lins, profissionais do segmento receberam reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade.

A Prefeitura de Manaus foi representada pela diretora do Cerimonial da casa, Tânia Albuquerque. “O cerimonial coordena todas as ações públicas da Prefeitura de Manaus. Na gestão do prefeito David Almeida, o cerimonial tem feito o trabalho de transformar os eventos e atos solenes em ações atrativas e de comunicação integrada com a população”, explicou Albuquerque.

Além da diretora, também participaram da homenagem toda equipe do poder municipal, composta por Paula Guimarães, Maria Tereza Antony, Wanderley Batalha e Francisco Damião.

O cerimonial já era praticado desde as civilizações antigas, de acordo com os atos e costumes em comemorações, nos rituais de cada época, e adquirindo características próprias para cada ato ou solenidade. Por volta de 4 mil anos antes de Cristo, o cerimonial surgiu como prática de rituais religiosos e as comemorações realizadas pelos homens das cavernas já podiam ser consideradas atos cerimoniosos.

No Brasil, o cerimonial passa a se destacar a partir da chegada de Dom João 6, rei de Portugal, em 1808. Intensificou-se a utilização do cerimonial nas atividades pertinentes ao reinado, incorporando aos poucos os novos costumes, rituais e protocolos.

Na era republicana, em 1927, foi baixado o primeiro documento legal regulando o cerimonial público e a ordem geral de precedências, base da atual legislação. Porém, só em 9 de março de 1972, é que foi aprovado o decreto que estabelece as normas para o cerimonial público e a ordem geral de precedência, devendo ser utilizada como base nos cerimoniais federais, estaduais e municipais do país.

Texto – Divulgação / Semcom

Foto – Mauro Pereira / CMM