Prefeitura de Manaus promove mais um ‘Café com a Secretária’ para troca de experiências entre servidores da Saúde

09/03/2022 17h06

Espaço informal de conversação e troca de experiências com o objetivo de estreitar a relação entre servidores e gestores da saúde do município, o evento “Café com a Secretária”, criado pela Prefeitura de Manaus, foi realizado nesta quarta-feira, 9/3, no Distrito de Saúde (Disa) Sul, localizado no bairro Adrianópolis.

O diferencial da primeira edição de 2022 é a realização do evento nos Distritos de Saúde como forma de fortalecer os vínculos com os servidores que atuam fora da sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O auditório do Disa Sul recebeu 50 servidores, que durante uma hora e meia conversaram de forma descontraída com a titular da Semsa, Shádia Fraxe, sobre suas rotinas de trabalho.

A secretária destacou que o encontro no Disa Sul foi muito positivo, porque proporcionou a criação de um espaço de conversas informais sobre o trabalho dos servidores que atuam na ponta da Atenção Primária à Saúde, buscando soluções para situações inesperadas, que fogem ao conhecimento da gestão.

“Esse momento é fundamental. É um espaço de confraternização para reconhecermos a importância de cada servidor na rede e darmos palavras de incentivo, de agradecimento, antes do início do expediente, para que o dia dos servidores seja mais leve. A rotina de um profissional de saúde já é tão pesada e é sempre positivo ter uma conversa de incentivo, para demonstrar que somos uma equipe e que juntos, compartilhando nossas experiências, conseguimos nos apoiar melhor para alcançarmos bons resultados”, acentuou.

Gestão participativa

A diretora do Disa Sul, Jucinara Rodrigues, classificou o encontro como uma iniciativa muito positiva para os servidores, que se sentem apoiados por uma gestão que se interessa pelos desafios enfrentados pelos servidores e que prioriza o aspecto humano.

“Tenho 30 anos de Semsa e pela primeira vez estou vendo uma gestão humana, acolhedora e participativa. Este encontro marca positivamente uma gestão que não se posiciona acima de ninguém, mas que caminha com sua equipe, que se sente apoiada, e isso é muito importante. Precisamos de gestores assim, que deixam um legado de liderança agregadora e democrática”, assinalou.

Empatia

Para a diretora da UBS José Rayol dos Santos, localizada na avenida Constantino Nery, Ângela Santos, a empatia demonstrada pela gestora foi o sentimento mais presente na roda de conversa, o que para os servidores foi reconfortante, uma vez que a rede municipal tem sido bastante demandada por conta do cenário pandêmico que deixa a população insegura e exige muito preparo e resiliência dos trabalhadores da saúde.

“Nós, que trabalhamos na ponta, recebemos muitas demandas e somos desafiados a dar soluções rápidas à população. É muito gratificante esse momento de acolhimento. Nos sentimos prestigiados com as palavras de apoio, com a empatia e o reconhecimento. Isso é fundamental para que a gente possa prestar uma assistência de maior qualidade, porque temos a certeza de que as pessoas que estão no comando olham por nós. Pensamos que seríamos cobrados nesse encontro, mas foi o contrário, foi um momento de descontração, brincadeira, de deixar a gente à vontade. Foi muito bom”, reforçou.

Inovação

Rodrigo Novaes, diretor da Unidade de Saúde da Família do Morro da Liberdade, destacou que o encontro permitiu uma aproximação importante entre os servidores e o reforço da consciência de que o trabalhador da saúde, embora tenha um papel fundamental em momentos de crise, é um ser humano, que precisa de estímulo.

“Ficamos muito felizes com essa visita. É uma inovação para quem trabalha há tanto tempo na saúde, ter a oportunidade de conversar sem barreiras com a gestão, que demonstrou que faz questão de ter um relacionamento mais próximo, encarando a gente como ser humano e elogiando nosso trabalho. Todos nós saímos daqui mais estimulados, para buscar melhorias em nossas atividades”, afirmou.

O “Café com a Secretária” vem sendo realizado desde o ano passado pela Semsa. Além do Disa Sul, os servidores dos demais Distritos de Saúde da capital serão contemplados com a programação que, em breve, será divulgada pelo Departamento de Comunicação da Semsa.

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Fotos – Camila Batista / Semsa