Prefeitura de Manaus homenageia crianças com nomeação de ‘secretária mirim’ por um dia

15/10/2021 18h41

Como parte da política da Prefeitura de Manaus, de atenção às crianças, e ainda dentro das comemorações do 12 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) proporcionou nesta sexta-feira, 15/10, à pequena Bruna Bezerra, de oito anos, a experiência de ser “secretária de saúde mirim”, por um dia, cumprindo agenda, despachando e participando de reuniões internas.

A ideia surgiu de um encontro da secretária Shádia Fraxe com Bruna, que está no segundo ano do ensino fundamental no colégio Christ Master. Na ocasião, segundo a secretária, a menina manifestou o desejo de se formar em medicina e até de ser titular da Semsa. A secretária viu aí uma forma de homenagear as crianças e estimular outras, para que estudem e busquem uma formação profissional que permita contribuir para o benefício das comunidades, além de despertá-las à importância do cuidado com a saúde.

“É muito importante conscientizar as crianças desde cedo sobre a saúde, sobre vacinação. Não podemos esquecer que os pequenos estão vivendo conosco essa pandemia. Então nós, profissionais da saúde, temos o dever de acolher, esclarecer, mostrar como é o nosso trabalho, pensando num futuro brilhante para as crianças. Eu sou a primeira mulher a ocupar o cargo de titular da Semsa e quem sabe a Bruna também não possa vir a ser?”, disse Shádia.

Um dos principais despachos da “secretária mirim” foi a assinatura de um memorando circular endereçado às subsecretarias de Gestão Administrativa e Planejamento e à de Gestão da Saúde recomendando que sejam levadas em consideração, na elaboração da Programação Anual de Saúde (PAS) para 2022, ações que ampliem o cuidado de saúde mental e da nutrição de crianças e adolescentes.

No final do expediente, a “secretária mirim” classificou a experiência como muito positiva. “Foi muito bom poder estar aqui, ver as pessoas trabalhando pelo bem da população. Meu sonho profissional é ser médica, ou pediatra, ou obstetra, porque de alguma forma estarei cuidando de crianças”, afirmou Bruna.

Texto – Sandra Monteiro / Semsa

Fotos – Lincoln Ferreira  / Semsa