Prefeitura de Manaus realiza palestra motivacional ‘Pró-Saeb’ para alunos de grêmios estudantis

07/03/2023 14h49

“O Saeb não é só uma avaliação, mas também é um resgate de alunos”. A declaração do estudante do 8° ano, Ruan Kitsinger, da escola municipal Antônia Pereira da Silva, do bairro Santa Etelvina, zona Norte, resumiu a palestra motivacional “Pró-Saeb”, realizada pela Prefeitura de Manaus, nesta terça-feira, 7/3, com alunos dos grêmios estudantis, da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O encontro ocorreu no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, com objetivo de promover o protagonismo infantojuvenil, tendo em vista a aplicação das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), neste ano letivo.

A ação contou com aproximadamente 150 participantes, entre estudantes membros das diretorias dos grêmios estudantis das escolas municipais, 30 professores coordenadores dos grêmios estudantis, que não lecionam para os componentes curriculares de língua portuguesa e matemática, além de gestores de escolas.

De acordo com o subsecretário de Gestão Escolar, professor Júnior Mar, a atual gestão municipal tem atuado, de modo eficiente, em prol dos melhores índices educacionais, por meio do programa “Educa+Manaus”, que visa preparar estudantes do 5° e 9° ano para avaliações do Saeb.

“Entendemos que vocês são fundamentais para exercer o papel de educar e essa é uma grande oportunidade de receber na prática esse ensinamento. Muito obrigado aos professores. O prefeito David Almeida e a secretária Dulce Almeida estão orientando bastante, pelo Educa + Manaus, para que possamos obter o melhor resultado nas avaliações”, disse o subsecretário.

A intenção do encontro é fazer com que os participantes sejam multiplicadores de estratégias motivacionais no processo ensino-aprendizagem, conforme explica a coordenadora dos grêmios estudantis,  Sued Araújo.

“É importante a palestra de motivação para as avaliações do final do ano. Então, esse evento é para que os alunos gremistas se mobilizem a partir do programa Educa Mais, multiplicando a motivação na escola e preparando o processo do Pró-Saeb”, relatou a professora.

Protagonismo

Entre os participantes do evento, estava o estudante do 8° ano e ouvidor do grêmio estudantil da escola municipal Antônia Pereira da Silva, do bairro Santa Etelvina, zona Norte, Ruan Kitsinger, 13 anos. O aluno impressionou os presentes pelo discurso, no qual exaltou a educação municipal e afirmou estar entusiasmado com o trabalho pedagógico desenvolvido.

“Essas ações são bastante legais de serem trabalhadas dentro do ambiente escolar. Vamos divulgar esse projeto para o Saeb e os alunos vão se envolver dentro dessa avaliação. Eles terão mais acesso à educação de matemática, principalmente, e português, porque os alunos têm bastante dificuldade nessas duas matérias”, completou o estudante.

Aprendizados

Caracterizada com o personagem “Mulher-Maravilha”, do universo da DC Comics, a assessora da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage) e master coach, Mara Cybele Monteiro, apresentou aos estudantes as técnicas de Quociente de Inteligência Emocional (QE).

“Esse trabalho de coach na secretaria existe há oito anos e nós estamos fazendo com o grêmio para estimular e impulsionar a inteligência emocional dos nossos alunos e servidores, de um modo geral. Então, com as técnicas e os exercícios de coach, acreditamos que os estudantes terão um desempenho muito maior no Saeb”, detalhou a palestrante.

Texto – Andrew Ericles/ Semed

Fotos – Matheus Perdiz/ Semed