Educadores da Semed participam de curso de robótica educacional

05/04/2024 19h34

#paratodosverem – educadores da Semed no curso de robótica

Nesta sexta-feira, 5/4, educadores da rede municipal de educação participaram do último dia do curso de robótica educacional, que aconteceu de forma intercalada desde a semana anterior. A ação faz parte de uma parceria entre o Serviço Social da Indústria (Sesi), a Empresa Ardagh Metal Paackaging e a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O curso aconteceu no período da manhã e tarde no Clube do Trabalhador do Sesi, localizado no bairro São José, zona Leste.

A ação foi financiada com recursos da Empresa Ardagh Metal Paackaging, e além do curso de robótica tem a intenção de ofertar outros serviços educacionais de curta e longa duração feitos pelo Sesi direcionados aos professores da Semed.

“Com essa formação, a Prefeitura de Manaus pretende fazer com que os professores desenvolvam ainda mais suas habilidades com robótica educacional para que eles possam atualizar suas práticas pedagógicas e envolver seus alunos em suas aulas, a partir de uma metodologia ativa, envolvendo recursos tecnológicos, no caso, a robótica educacional. Então, este curso é muito importante para o desempenho, para o desenvolvimento profissional do nosso professor”, explicou o gerente de tecnologia educacional da Semed, Austônio dos Santos.

O curso foi dividido em 4 dias: 21 e 22 março e 4 e 5 de abril. A formação teve 32 horas de carga horária e trabalhou os seguintes temas: o desenvolvimento de competências socioemocionais, uso de metodologias ativas de aprendizagem, construção de modelos robóticos e emprego da linguagem de programação.

Com parceria entre as instituições, os educadores da Semed ganharam kits de robótica usados no curso e nas suas respectivas unidades de ensino.

Ao longo da capacitação, os profissionais conheceram esses kits, aprenderam como utilizá-los em sala de aula, como trabalhá-los em projetos pedagógicos, toda a parte de montagem, sistemas que podem ser trabalhados com ele, como mecanismos, engrenagens, motores, a utilização de sensores como, por exemplo, sensor de luz para detectar intensidade luminosa ou identificar uma cor.

De acordo com o coordenador de robótica educacional do Sesi Manaus, Nicanor Antunes, na formação foi dado todo o suporte técnico para que os profissionais da rede municipal possam usar o material tecnológico em sala de aula em projetos e trabalhos pedagógicos.

“Essa formação é para que os professores da Semed aprendam programação, como programar em blocos esse kit que é o da lego education spike prime. Também aprendam como aplicar esse kit na sua rotina escolar, na sala de aula, e como aplicar isso para desenvolver projetos e para gerenciar esses trabalhos dos alunos em sala de aula. Então essa formação é voltada para esses aspectos”, completou.

Um dos participantes do curso foi o assessor de tecnologia da Semed, Hugo Albuquerque. Sobre todo o aprendizado do curso ele afirma foi bem produtivo e interessante.

“O curso foi bastante positivo, porque nele foram trazidas algumas informações de um material novo, que possibilita com que a gente trabalhe e explore outras habilidades dos nossos alunos com uso da robótica. Então, um ponto muito importante, esse kit, que aprendemos ao longo do curso, é que ele potencializa as habilidades dos alunos. Este curso foi bem produtivo e interessante”, afirmou Hugo.

No final da última aula os educadores da Semed, divididos em equipe, apresentaram os robôs, criados com base no que aprenderam durante o curso.

Texto – Emerson Santos / Semed

Fotos – Matheus Perdiz / Semed