Prefeitura lança projetos que potencializam a aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental

14/03/2024 18h34

Para alcançar metas exitosas na área da educação, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou na tarde desta quinta-feira, 14/3, os projetos “Aprende +” da educação infantil e o “Alfabetiza +”. O evento aconteceu no auditório da sede da rede municipal de Educação, na avenida Mário Ypiranga, Parque 10, zona Sul da capital.

As ações acontecerão de forma integrada ao “Programa Educa+ Manaus”, que foi lançado no 1º semestre do ano de 2023, com o objetivo de potencializar o desenvolvimento da aprendizagem das crianças do 1º e 2º período da Educação Infantil e a alfabetização dos estudantes do 1º e 2º ano do ensino fundamental.

O prefeito de Manaus, David Almeida, falou sobre a importância de lançamentos de políticas públicas educacionais que melhorem a qualidade de ensino. “O que nós queremos é exatamente isso, que todos tenham as mesmas oportunidades. Minha meta é que a rede pública seja igualada à privada, ou até melhor, porque aqui nós temos os melhores educadores, que para estar aqui, fizeram concurso público e só foram aprovados os melhores, então nós temos tudo para avançar na educação municipal”, destacou David.

A integração dos projetos promove a formação das crianças e estudantes que, ao concluírem a etapa da educação infantil, continuarão o desenvolvimento de suas aprendizagens, consolidando a alfabetização até o 2º ano do ensino fundamental.

A ideia também é possibilitar uma transição mais assistida em relação aos conteúdos passados aos alunos que estão na educação infantil e que estão avançando para a próxima modalidade de ensino, ou seja, o ensino fundamental.

De acordo com a secretária de Educação, Dulce Almeida, com essa unificação nenhuma criança será deixada para trás. “Com esse lançamento nós estamos unificando todas as ações pedagógicas da rede municipal. A partir de agora, aquela criança que estuda na zona rural, se a família precisar se mudar para a cidade, ela vai receber os mesmos conteúdos que tinha na outra escola. Essa é uma forma que encontramos para que todos tenham a mesma educação, sem prejudicar nenhum estudante”, disse a secretária.

Algumas crianças também participaram do evento, representando a escola que estudam, como é o caso da aluna, Lyah dos Reis, 7, do 2º ano, na escola municipal Ignes de Vasconcelos Dias, no Jorge Teixeira, zona Leste, que leu para todos os participantes a história infantil Chapeuzinho Vermelho. “Fiquei um pouco nervosa lendo para tanta gente, mas minha professora me ajudou bastante. Eu aprendi a ler no 1º ano e eu espero que muitas crianças também consigam ler e escrever cedo, como eu consegui”, afirmou Lyah.

Prática

O projeto “Aprende +” será desenvolvido com as crianças da pré-escola, a partir de experiências que possibilitem a familiarização das crianças com práticas sociais, nas quais a linguagem escrita esteja presente e se desenvolva em suas várias funções sociais, uma vez que interagimos por meio dela. Ele tem como objetivo fomentar a oralidade, a leitura e a escrita da criança da pré-escola nas diferentes práticas letradas, por meio da sistematização de mediações pedagógicas docentes quanto à imersão da criança na cultura escrita.

O projeto será executado em todas as unidades que trabalham com educação infantil, o que hoje compreende 246 ambientes de ensino do município de Manaus. Neste total, estão os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), Centros Integrados Municipais de Educação (Cimes), em Escolas Municipais e Escolas de Educação Escolar Indígena. A ação beneficiará 44.166 crianças de 4 e 5 anos, do 1º e 2º período de ensino e terá 1.546 professoras envolvidas.

Já o projeto “Alfabetiza +” será desenvolvido com os estudantes do 1º e 2º ano do ensino fundamental e tem como foco a alfabetização de 100% dos estudantes até o 2º ano do ensino fundamental, conforme orientado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O “Alfabetiza +” será executado em todas as unidades de ensino que atendem 1º e 2º ano ensino fundamental, o que hoje compreende 321 unidades de ensino. A ação terá 2.200 professores envolvidos e contemplará cerca de 52.000 estudantes com a seguinte estrutura: avaliação, formação, acompanhamento escolar, ambiente alfabetizador e roteiro interdisciplinar.

Texto – Érica Marinho/ Semed
FotosMário Oliveira/ Semed