Educa+Manaus desenvolve plano de ação com professores da rede de ensino da prefeitura

03/02/2023 14h44

Com o objetivo de trabalhar a sequência didática no Ensino Fundamental, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta sexta-feira, 3/2, uma atividade de planejamento do Educa+Manaus. Cerca de 1.200 professores, das turmas de 5º e 9º ano, foram beneficiados com a iniciativa, que marcou o encerramento da Jornada Pedagógica, iniciada na última segunda-feira, 30/1.

A formação ocorreu em tempo integral para nove polos estratégicos, que atendem as sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Semed. Ao todo, 335 unidades de ensino fazem parte do programa lançado nesta quinta-feira, 2/2.

A chefe da divisão de Ensino Fundamental da Semed, Josseane Costa e Silva, afirmou que é primordial esse momento para definir o processo de ensino.

“Essa sequência didática tem atividades organizadas de forma lógica, a partir da nova matriz do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para atender esses professores de 5º e 9º ano, que vão preparar os alunos para a prova do Saeb de 2023. Todo esse processo foi construído em colaboração, ou seja, de professores de língua portuguesa e matemática da sala de aula, assessores das divisões distritais, formadores, e avaliadores”, explicou Josseane.

Formação

A Escola Municipal Erasmo Linhares, no bairro Parque das Nações, zona Centro-Sul, é uma das unidades de ensino incluídas no Educa+Manaus. Segundo a professora Paula Tamara, o encontro é fundamental na aprendizagem dos cerca de 150 alunos do 5º ano da unidade. “Isso veio para somar no nosso trabalho na sala de aula. É um novo contexto, um novo desafio, com muito suporte dessas aulas prontas e direcionadas, que vão auxiliar o professor na sala”, afirmou.

De acordo com o professor de língua portuguesa, Fernando Magalhães, da Escola Municipal Francisca Pereira de Araújo, no bairro Flores, zona Sul, o encontro tem como intuito desenvolver metas para elevar os índices do Saeb dos alunos do 5º e 9º ano.

“O principal diferencial para este ano é justamente pelo fato que nós vamos falar a mesma linguagem. Todas as escolas estão recebendo a mesma formação para conseguir o mesmo trabalho com os alunos. O suporte é indispensável para que a gente possa ter o material necessário e adequado”, salientou o professor.

O Educa+ Manaus é composto por cinco ações estratégicas fundamentais. São elas: Sequência Didática, 6º Tempo, Simulados Quinzenais, Formação, Acompanhamento Escolar e Familiar e Viradão Saeb.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Cleomir Santos/ Semed